São Paulo inaugura espaço modelo para moradia e serviços

O prefeito Fernando Haddad visitou nesta terça-feira (21) o conjunto habitacional Jardim Edite, na região do Brooklin, na zona sul. Os prédios do condomínio abrigam no térreo uma creche, uma unidade de saúde e um restaurante-escola. Para Haddad, este modelo de uso misto entre moradia e equipamentos públicos deve ser reproduzido em empreendimentos de habitação popular.

Prefeito Fernando Haddad visitou nesta terça-feira (21) o conjunto habitacional Jardim Edite, na zona sul, que segue modelo de uso misto. Espaço é integrado a equipamentos de saúde e educação

“É um projeto muito bem concebido, que combina moradia, emprego e serviços públicos. É um padrão importante de referência para o que se vai fazer em São Paulo daqui para frente”, afirmou Fernando Haddad.

Localizado próximo ao cruzamento das avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini e Jornalista Roberto Marinho, o condomínio foi construído em uma área economicamente dinâmica, onde ocorre geração de postos de trabalho. O empreendimento foi financiado com recursos da operação urbana Águas Espraiadas, em um total de mais de R$ 55 milhões de investimentos.

As 252 unidades habitacionais foram entregues em junho de 2013 e beneficiaram 842 famílias, que antes viviam na favela Jardim Edite. No mesmo mês, começaram as atividades do Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Edite, que oferece vagas para 177 crianças. O restaurante-escola oferecerá capacitação em gastronomia e iniciará suas atividades no primeiro semestre de 2014.

Moradia

O Residencial Jardim Edite tem moradias divididas em três torres de 17 pavimentos e em duas lâminas de seis pavimentos. Os apartamentos são distribuídos em quatro unidades por andar, num total de 60 apartamentos por torre, com dois elevadores cada.

O condomínio conta ainda com mais dois blocos de seis pavimentos, sem elevador, com equipamentos públicos nos 1° e 2° andares e moradias do 3° ao 5°, sendo que neste último pavimento as unidades são do tipo duplex. Os apartamentos têm 50 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

Saúde

Em outubro de 2013, teve início o atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Integral Jardim Edite. A unidade conta com três pediatras, seis médicos clínicos, quatro ginecologistas, um médico generalista, um médico para acupuntura, um médico psiquiatra e seis cirurgiões dentistas. Desde a sua inauguração, foram realizadas mais de 1090 consultas médicas e 2523 procedimentos odontológicos.

Fonte: Secom/Prefeitura de SP