CTB lança Carta de Luta do Aposentado

Nesta sexta-feira (24) os aposentados e pensionistas brasileiros estarão protestando em seus estados e numa manifestação nacional em Aparecida, interior de São Paulo, contra as perdas acumuladas dos beneficiários da Previdência. Os atos acontecem porque 24 de janeiro é o Dia Nacional do Aposentado. 

dia do aposentado

“Não temos muito que comemorar, apesar da data, porque neste ano ficou tudo na promessa, até o reajuste anual ficou abaixo da inflação”, reclama Pascoal Carneiro, secretário de Previdência, Aposentados e Pensionistas da CTB.

O Dia do Aposentado foi criado em 1981, pela lei 6.926, em homenagem à Lei Eloy Chaves, aprovada em 24 de janeiro de 1923, que criou a Caixa de Aposentadoria e Pensão para os trabalhadores das empresas privadas das estradas de ferro, sendo a precursora da Previdência Social no Brasil como existe atualmente.

“Na sexta-feira realizaremos ato público no Sindicato dos Consertadores em Santos (SP) onde lançaremos a Carta de Luta do Aposentado, propondo às centrais sindicais organizarem unificadamente uma Campanha Salarial Nacional dos Aposentados”, explica Uriel Villas Boas, Secretário de Previdência Social da Fitmetal/CTB.

Já Carneiro assegura que os aposentados da CTB “reivindicam a criação de uma Secretaria Nacional dos Aposentados e Pensionistas, que até o momento está somente na promessa”. Ele explica que a presidenta Dilma aceitou a criação do Conselho Nacional de Assistência para os aposentados, mas com teor meramente consultivo, “o que não corresponde às reivindicações dos aposentados e pensionistas”, defende.

A Carta mencionada por Villas Boas pretende que as centrais liderem uma campanha para que os aposentados lutem por um reajuste que possa recuperar as perdas dos últimos anos melhor do que é sempre oferecido pelo governo para começar a vigorar em janeiro de 2015. Além disso, propõe ainda um indicativo de luta pela extinção do Fator Previdenciário. Também defendem a realização de seminário para elaborar uma Proposta de Previdência Social a ser negociada com o governo federal.

Fonte: CTB