Prefeitura garante formação continuada a monitores da Educação

 

Prof. Geraldo Castro
Uma parceria entre a Prefeitura de São Luís, o Ministério dos Esportes e o Ministério da Educação vai permitir a formação continuada dos monitores dos programas Mais Educação e Segundo Tempo durante todo o ano de 2014. A parceria foi formalizada na manhã desta segunda-feira (27), durante uma reunião técnica do programa Mais Educação, realizada no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Com o objetivo de discutir parcerias e, posteriormente, capacitar gestores para a elaboração de planos municipais de educação, o evento reuniu secretários de educação de vários municípios maranhenses. Estavam presentes o secretário Municipal de Educação, Geraldo Castro, a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Município (Undime), Elaine Araújo Gheysens, e Cláudia Bernardo, coordenadora geral de integração de políticas e programas do Ministério dos Esportes.

Com a parceria, as formações continuadas dos monitores passarão a ser financiadas pelo governo federal. “Com essa parceria, damos o devido foco aos meninos e meninas da rede municipal de ensino, garantindo a função social do esporte, que tanto ajuda na conquista da educação de tempo integral”, disse o secretário de Educação Geraldo Castro, que destacou também a parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação. “Esta reunião marca o resgate da parceria entre a Secretaria de Educação de São Luís e a Undime”, frisou.

Para Cláudia Bernardo, o papel dos municípios é fundamental para o sucesso de qualquer parceria com o governo federal. “Isso fica ainda mais evidente no caso do esporte e na relação íntima que há entre ele e a Educação, essencial que ele é para garantir uma educação de tempo integral nas escolas em todo o Brasil”, analisou ela.

Uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior é fortalecer as parcerias com o governo federal a fim de garantir o aproveitamento dos programas, ampliar o potencial de crescimento da cidade e fortalecer o desenvolvimento das políticas públicas voltadas para o município.

PROGRAMAÇÃO

Na terça-feira (28), a reunião será no auditório central da UFMA e muda de foco: o objetivo será capacitar os titulares das pastas educacionais dos respectivos municípios para elaborarem seus Planos Municipais de Educação. A intenção é garantir que as estratégias e objetivos estejam alinhados com o que determinam as instâncias estadual e federal do plano. O palestrante da vez será o representante da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC), Binho Marques. O Plano Nacional de Educação (PNE), atualmente tramitando na Câmara Federal, possui um conjunto de 20 metas, em que se destacam a universalização e a ampliação do acesso ao ensino, em todos os níveis.

SAIBA MAIS

O Programa Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação (MEC) para fomentar a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral. Ele propõe atividades como extensão à rotina escolar, em áreas como educação ambiental, cultura e artes ou esportes e lazer.

Já o Programa Segundo Tempo (PST) vê o esporte como fator de formação de cidadania e qualidade de vida. Assim visa democratizar o acesso ao esporte, promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

Fonte: Prefeitura de São Luís