Partidos traçam plano para ampliar participação das mulheres 

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Eleonora Menicucci, abre, nesta quinta-feira (30), a reunião do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, que acontece em Brasília. O objetivo do encontro, que terá a presença de representantes de 22 partidos, é definir estratégias para ampliar a participação feminina nos espaços de poder e enfrentar a sub-representação no Legislativo. 

“A ideia é analisar as iniciativas que estão sendo tomadas pelos partidos para ampliar a participação política das mulheres”, afirma a secretária nacional de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Vera Soares, coordenadora da reunião.

Para a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), coordenadora da bancada feminina na Câmara, a política de cotas isoladamente não vai resolver o problema da distância das mulheres da política. “As cotas são preenchidas por candidatas laranjas e temos que acabar com isso”.

Segundo ranking mundial, o Brasil ocupa o 156º lugar em número de mulheres no Parlamento. Segundo a deputada, a manter o atual ritmo, a perspectiva é de mais 150 anos para atingirmos a equiparação.

Desde 2009, as representantes do Fórum se reúnem, no mínimo, duas vezes por ano para debater estratégias de ampliação feminina nos espaços políticos e também apontar os temas que interessam à questão de gênero.

Além das instâncias partidárias, a SPM e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) participam dessa articulação.

O Fórum é responsável pela campanha “Mais Mulheres no Poder”, ação permanente que objetiva aumentar a presença de mulheres nos espaços de poder e decisão.

Da Redação em Brasília
Com informações da SPM