Publicado 30/01/2014 14:21 | Editado 04/03/2020 16:46

Ao falar sobre os preparativos para a Copa do Mundo, Flávio Dino falou sobre ações da Embratur de promoção do Brasil como destino turístico e disse ainda que os problemas infraestruturais por que o Brasil ainda passa precisam ser enfrentados.
Questionado pelo jornalista se o Brasil está preparado para receber a Copa do Mundo e sobre a propaganda institucional do país no exterior, Dino destacou que as pesquisas realizadas com turistas estrangeiros no país mostram que há uma grande satisfação daqueles que vêm conhecer o Brasil.
“Nós temos que ter o olhar crítico. É evidente. (…) No Brasil há graves problemas e eles nós precisamos enfrentar. A questão da segurança, do saneamento, da mobilidade urbana são problemas reais”, admitiu.
Mas tem interferido na imagem positiva do Brasil pelos estrangeiros que, ao responder a pesquisas de opinião em aeroportos e eventos internacionais, mostram que a satisfação com o Brasil como destino turístico é alta.
Dino falou ainda sobre a instalação dos Escritórios Brasileiros de Turismo, instalados em 11 países definidos como mercados-alvo do Plano Aquarela 2020 – planejamento de longo prazo para o crescimento do turismo estrangeiro no Brasil.
A presença de executivos enviados para cuidar especificamente da promoção da emissão de turistas ao Brasil tem como função auxiliar as embaixadas com apoio técnico, logístico, de informação e contatos com trade turístico em cada país.
“Esse executivo tem um papel fundamental na medida em que se refere mais ao mercado, mais ao trade turístico local. (…) Vende e promove o Brasil muito como se fosse uma força de infantaria de ocupação do território. E ao mesmo tempo de captação de informações e inteligência comercial,” destacou Dino.
A entrevista completa pode ser acompanha no site da Uol / Folha de São Paulo pelo link: http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/embratur-no-exterior-atua-como-infantaria-de-ocupacao-diz-dino-04020E983666D0C14326?types=A&