Natal recebe primeira das reuniões operacionais da Copa do Mundo 

A primeira da série de reuniões de trabalho em 2014 sobre planos operacionais para a Copa do Mundo de 2014 está sendo realizada nesta quinta-feira (30), na Escola de Governo, no Centro Administrativo de Natal (RN). Participam representantes das três esferas de governo e do Comitê Organizador Local (COL) do Mundial.

Na abertura, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, falou que nas duas próximas semanas, o ciclo será replicado nas outras cinco sedes que não receberam jogos da Copa das Confederações em2013.

“Natal foi escolhida por ser a primeira das seis cidades a entregar o estádio para a Copa do Mundo em 2014. Essas reuniões examinam a execução dos planos operacionais. Tudo aquilo que demandar serviço público (transporte, aeroporto, porto, segurança, saúde, mobilidade) é preciso uma união do governo federal, o governo do estado e a prefeitura, para que integrem as equipes e os serviços. Em cada um desses serviços predomina a presença de um ente federativo”, afirmou o ministro.

A coordenação das reuniões é feita pelo secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes. Dezenas de representantes de cada setor participam do evento. “A integração desses serviços é a garantia do sucesso da realização da Copa aqui em Natal”, disse Fernandes, na cerimônia de abertura.

No evento, são avaliadas as medidas que precisam ser tomadas para integração e alinhamento das ações em áreas como mobilidade urbana, segurança, aeroportos, hospedagem e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia, comunicação e voluntariado.

Centro Integrado de Comando e Controle

Pouco antes do início da reunião, o ministro e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, percorreram as instalações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR-foto), recentemente inaugurado na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Rio Grande do Norte. O investimento faz parte de uma parceria do governo federal e o governo do estado.

“Além de uma arena belíssima e à altura da tradição dos times locais, a Copa do Mundo já antecipou um legado importante para a segurança pública aqui no Rio Grande do Norte, que é esse centro integrado de comando e controle. É uma obra que se antecipa nos benefícios da população do estado e da cidade de Natal”, afirmou Rebelo. “O centro integra não apenas a área de segurança, mas o Samu e o Corpo de Bombeiros”, explicou o ministro.

“Esse legado também deixará 370 câmeras, que estão sendo instaladas em vários pontos da cidade para melhorar a segurança da população, não apenas durante a Copa”, acrescentou a governadora Rosalba Ciarlini.

A Arena das Dunas, em Natal, receberá quatro jogos da Copa do Mundo em 2014 em junho, todos válidos pela primeira fase da competição: México x Camarões (dia 13), Gana x Estados Unidos (dia 16), Grécia x Japão (dia 19) e Uruguai x Itália (dia 24).

Manifestações

Antes do início dos debates, o ministro Aldo Rebelo respondeu a perguntas de jornalistas. Um dos questionamentos foi com relação a atuação do governo diante de manifestações como as de 2013 e do último fim de semana.

“Atuará de acordo com a Constituição e com a Lei. Felizmente, hoje as manifestações estão protegidas por lei. A Constituição prevê o direito à livre manifestação. Ao mesmo tempo, a Lei veda o uso da violência, da depredação. É preciso proteger as manifestações pacíficas e não permitir que haja violência contra as pessoas, quebra-quebras ou depredação de patrimônio”, disse Rebelo.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério do Esporte