Alstom admite pagamento de propina em hidrelétrica privatizada

Investigada por supostamente participar de cartéis em São Paulo, a multinacional Alstom reconhece em um documento interno ter pagado uma comissão em janeiro de 1999 para vender equipamentos para a hidrelétrica, em Santa Catarina. A hidrelétrica de Itá fez parte do programa de privatizações no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Auditoria da Alstom data de 2008 e confirmaria rumores de propina

O pagamento no valor de 4,85 milhões de francos (R$ 1,6 milhão, que, em valores de hoje, equivaleriam a R$ 6 milhões) estaria registrado em auditoria interna feita na França e classificada como "estritamente confidencial", cujo conteúdo foi revelado na edição desta segunda-feira (3) da Folha de S. Paulo.

Leia também:
MP denuncia 12 em caso de corrupção entre Alstom e governo de SP

O jornal, que já havia noticiado que um diretor da empresa admitiu pagamento de propina de 15% em São Paulo, destaca que o documento revelado hoje é o primeiro registro oficial em que a Alstom admite o pagamento de suborno no Brasil.

A auditoria da Alstom data de 2008 e confirmaria os rumores de que houve suborno durante a construção da hidrelétrica. Assinado pelo diretor de auditoria interna, Romain Marie, o documento foi enviado ao presidente da companhia, Patrick Kron.

Outras

Além de Itá, o documento interno da Alstom cita nove pagamentos de suborno em hidrelétricas na Venezuela, em Cingapura e no Qatar, em valores que somam cerca de 5 milhões de euros.

Fonte: R7