Brasil saberá aproveitar suas potencialidades na Copa, diz Dilma

A presidenta Dilma Rousseff falou, em mensagem ao Congresso Nacional, nesta segunda-feira (3), sobre a preparação do país para a Copa do Mundo e a expectativa do turismo com a realização do evento. Dilma lembrou que o Brasil sempre foi muito bem acolhido em todas as competições, e que “saberá aproveitar suas realizações e potencialidades para realizar uma grande Copa do Mundo, a Copa das Copas, demonstrando talento, eficiência e capacidade de fazer”.

Mensagem ao Congresso Nacional - Dilma - 3.2.2014

“Realizamos, em 2013, com sucesso, dois grandes eventos internacionais: a Copa das Confederações da Fifa Brasil 2013 e a Jornada Mundial da Juventude. Foram experiências importantes, cujo sucesso nos habilita a afirmar que a Copa do Mundo da Fifa 2014 será a ‘Copa das Copas’. A Copa é o maior evento esportivo do planeta em 2014, e fortalecerá o Brasil como destino turístico. É uma das maiores oportunidades que teremos para mostrar a nossa cultura, a nossa hospitalidade, a nossa alegria, as nossas belezas naturais e o nosso povo”, afirmou Dilma na mensagem.

A presidenta destacou que os grandes eventos aqueceram o turismo no Brasil em 2013, e que em 2014 essa tendência deve ser mantida. Ela lembrou que, no ano passado, os gastos dos turistas estrangeiros no Brasil chegaram a US$ 6,13 bilhões. O emprego no setor teve um crescimento de 4,3%, chegando a 3.071.830 empregos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O país ainda verá um incremento de 422 empreendimentos de hospedagem, com 70.531 quartos no parque hoteleiro nacional até 2016.

“Em 2013, durante a Copa das Confederações da Fifa Brasil 2013, a Embratur realizou pesquisa de percepção dos estrangeiros sobre o Brasil. A maioria dos turistas, 81,2%, sentiu-se satisfeita com a estada no Brasil durante o evento, e 97,1% dos entrevistados recomendariam o país para amigos e familiares. Desse universo, 55,2% acreditam que o Brasil está preparado para receber grandes eventos esportivos e 81,9% dos entrevistados pretendem voltar ao Brasil para a Copa do Mundo Fifa 2014”, continua a mensagem.

Fonte: Ministério do Esporte