Embratur esclarece sobre ataques e falsas acusações

 Sem documentos, entrevistas ou qualquer comprovação de vínculo de suas teses com os fatos, o blogueiro Marco Aurélio D´Eça vem, […]

 Sem documentos, entrevistas ou qualquer comprovação de vínculo de suas teses com os fatos, o blogueiro Marco Aurélio D´Eça vem, sistematicamente, produzindo posts com o objetivo de depreciar o trabalho da Embratur, órgão do governo federal responsável pela promoção do Brasil no exterior, e de seu atual presidente, Flávio Dino.

Na última semana, o referido blogueiro chegou a afirmar que a Embratur seria responsável por um “calote de R$ 91 milhões na organização da Jornada Mundial da Juventude”. A gravidade do fato o colocaria nas manchetes de vários jornais do Brasil e do mundo. No entanto, a dita “informação” só consta no referido blog. Lamentamos o erro e informamos a verdade dos fatos.

A Embratur apoiou a Jornada Mundial da Juventude em duas ações promocionais: a instalação de totens no Cristo Redentor com informações sobre os destinos turísticos brasileiros – incluindo os atrativos maranhenses – e a transmissão dos eventos do Rio de Janeiro em uma praça de Buenos Aires, terra natal do papa Francisco. As imagens do telão eram intercaladas com espetáculos de cantores brasileiros, incluindo o maranhense Zeca Baleiro. As fotos dos eventos podem ser conferidas em nossos álbuns no Facebook (https://www.facebook.com/media/set/?set=a.409233822530349.1073741875.165048016948932&type=3).

O valor total das ações foi de R$ 5 milhões, não chegando a 10% do valor referido pelo blogueiro. E o mais importante é que todos os compromissos financeiros da Embratur com a JMJ, firmados em contrato, foram rigorosamente pagos, não restando nenhuma pendência.

Lamentamos que os dados não se atenham a fatos e a inexistência de apuração, quando a Embratur sequer foi procurada para fornecer informações públicas e ao alcance de todos. Lamentamos o total desrespeito ao preceito básico do jornalismo de ouvir todos os lados da informação e reiteramos nosso convite para que o referido blogueiro procure este órgão para quaisquer esclarecimentos necessários. Sem isso, perde o jornalismo, a democracia e o debate público.

Assessoria de Imprensa da Embratur