Othelino registra insatisfação da população de Pinheiro

 

Othelino Neto
O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) registrou, na sessão desta quinta-feira (06), a insatisfação da população de Pinheiro com a construção de um presídio em local inadequado, em plena área urbana, em Ponta de Santana, povoado muito próximo da cidade, onde haverá um distrito industrial, um parque de exposição e uma escola técnica. Os moradores realizam protestos na MA que liga Pinheiro a Santa Helena contra o governo do Estado, que desrespeita o Plano Diretor do Município.

“A população de Pinheiro está indignada porque, graças à falta de planejamento e de sensibilidade do governo do Estado, depois de muito tempo para escolher o local adequado, a Secretaria de Segurança Pública resolveu desrespeitar o Plano Diretor do Município para construir um presídio em área urbana”, disse Othelino Neto.

O governo do Estado começou a construir a penitenciária, concluiu a terraplanagem, mas a comunidade não aceita que o presídio seja erguido em Ponta de Santana. O plano diretor do município diz que, num raio de 10 km do perímetro urbano, não pode ser construído presídio e o povoado só fica a 3 km de Pinheiro.

Protestos e bloqueio de estrada

Othelino Neto informou que as comunidades estão reunidas, permanentemente, inclusive por conta do desrespeito ao Plano Diretor da Cidade, e já estão ajuizando uma ação pedindo que o Poder Judiciário determine a paralisação da obra. Segundo o deputado, o clima é tenso e a situação já chegou ao ponto da MA ser bloqueada pelos moradores.

Na última quarta-feira (05), outro grande protesto interditou a MA que liga Pinheiro a Santa Helena no Maranhão. Eles bloquearam o local com pneus, madeira e outros utensílios e ameaçam paralisar tudo por tempo indeterminado caso a obra prossiga. Após contato com o comando da Polícia Militar da região, conseguiram a promessa de que o secretário de Segurança, Aluísio Mendes, irá ao município discutir a questão.

“O governo do Estado se fosse transparente, responsável e se respeitasse a população de Pinheiro, teria promovido essa discussão antes de começar as obras. Mas, infelizmente, mais uma vez, o governo do Estado demonstra, na prática, o seu estilo autoritário de atuar, constrangendo a população. Claro que tem que construir o presídio, mas não precisa ser no perímetro urbano”, finalizou Othelino Neto.

Fonte: Gabinete do Dep. Othelino Neto.