Seminário debate integração entre Carnaval, negros e economia 

Com objetivo de compreender o impacto socioeconômico do Carnaval na vida dos homens e mulheres negras responsáveis pela festa no país, a Fundação Cultural Palmares (FCP) e o Ministério da Cultura (MinC) realiza o Seminário Internacional Carnaval, Identidade Negra e Economia Criativa, nos dias 18 e 19 de fevereiro, em Recife (PE). 

Seminário debate integração entre Carnaval, negros e economia - brasilcultura.com.br

O evento tem como um dos principais objetivos promover o intercâmbio cultural de grupos culturais negros ligados ao Carnaval na América Latina, África e Caribe. É a oportunidade para conhecer mais sobre a produção carnavalesca no Benin e Angola e as referências que a ancestralidade africana torna possível no Brasil, Colômbia, Trinidad & Tobago, Barbados e Nova Orleans (EUA).

O diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira da FCP-MinC, Lindivaldo Júnior, explica que essa troca de experiências será enriquecedora para todos os países envolvidos, uma vez que o trabalho com o Carnaval pode fortalecer a identidade negra dos produtores. “Esse encontro vai fortalecer o produtor do Carnaval e o coletivo no qual ele está ligado”, completa.

Lindivaldo afirma ainda que outra questão importante do Carnaval é o fato dos eventos realizados em todo o país escoarem a produção cultural negra em grande escala. “Por isso que trabalhar o conceito de economia criativa é importante, porque essas pessoas também dependem do Carnaval para o seu sustento. O Seminário vai ajudar essas pessoas a investirem na produção e se organizarem para ter o melhor resultado com o seu trabalho”, aponta o diretor da Fundação Palmares.

De acordo com levantamento do Ministério do Turismo, o Carnaval deve movimentar cerca de R$6,1 bilhões na economia do país em 2014, além da gerar emprego e renda para milhares de trabalhadores nas cidades onde a folia é tradicional.

Rodas de intercâmbio

Como forma de concretizar a troca de experiências que envolvem o Carnaval na região latino-americana e caribenha, a FCP-MinC em parceria com a Fundação ACUA (Activos Culturales Afro), organizou também rodas de intercâmbio entre produtores de Carnaval do Brasil e de Angola, Barbados, Benin, Novas Orleans (EUA) e Trinidad & Tobago.

As reuniões acontecem nas cidades brasileiras reconhecidas internacionalmente pela produção carnavalesca: Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). Nessas visitas técnicas, os criadores participarão de duas rodas de diálogo para troca de experiência sobre o Carnaval no Rio de Janeiro (15/2) e em Salvador (22/2). Essas atividades serão abertas ao público.

Serviço:

Intercâmbio e Seminário Internacional Carnaval, Identidade Negra e Economia Criativa
Rodas de diálogo – Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15/02/2014
Horário: 14h
Local: FEBARJ (Federação dos Blocos Afros e Afoxés do Rio de Janeiro), Rua Men de Sá, 37 – Lapa – Rio de Janeiro (RJ)

Seminário Internacional
Data: 18 e 19 de Fevereiro de 2014
Local: Universidade Federal de Pernambuco, em Recife (PE)

Rodas de diálogo – Salvador (BA)
Data: 22/02/2013
Horário: 14h
Local: Ponto de Cultura Bankoma – Rua Queira Deus, 78 – Terreiro São Jorge F. da Gomeia Portão – Lauro de Freitas (BA)

Da Redação em Brasília
Com informações da FCP