SPM-Rio repudia campanha que depreciava a imagem feminina

 

 A Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Prefeitura do Rio de Janeiro (SPM-Rio) foi destaque em duas reportagens – do El País e do jornal O Globo – que falavam da polêmica criada pela campanha “Bunda de cigarro é lixo”, criada pelo movimento Rio Eu Amo Eu Cuido. Com a missão de conscientizar os fumantes de que o lugar para jogar restos de cigarros é a lata de lixo, o grupo resolveu usar como garota propaganda a Mulher Melancia e, como mote, a seguinte frase: “Ninguém gosta de bunda caída. Ainda mais caída no chão”, numa tentativa de se fazer brincadeira com a expressão bunda de cigarro, que existe na expressão em inglês mas não é usual no Rio, onde é conhecida como guimba. A brincadeira não só não teve graça como despertou reações de movimentos e instituições ligadas à defesa da mulher.

A SPM-Rio, que tem como uma de suas missões valorizar e reforçar a autoestima e a imagem das mulheres, reagiu prontamente, divulgando uma nota de repúdio à campanha: “A Secretaria expressa seu descontentamento e repúdio à campanha da ONG Rio Eu Amo Eu Cuido, que associa o descarte de guimba de cigarro a uma imagem depreciativa da mulher. A secretaria é contra a mercantilização, exploração e exposição da imagem do corpo da mulher nas publicidades ou veículo de mídia. A campanha em pauta vai contra os valores defendidos pela SPM-Rio que fará esforços para sua retirada dos meios de comunicação”. A nota foi publicada na edição eletrônica do espanhol El País assim que a campanha foi lançada. Também teve seu conteúdo publicado no jornal O Globo. Ana Rocha, secretária da pasta ainda acrescentou: “A campanha tem sofrido muitas críticas desde que foi lançada e eu espero que ela deixe de ser veiculada”. A nota, também divulgada na rede social da secretaria, teve mais de 50 compartilhamentos.

Não deu outra: no fim da tarde de quarta-feira, o movimento divulgou uma nota anunciando o encerramento da campanha. Na nota, o grupo lamentou que o propósito da campanha – o de conscientizar a população para que descarte a guimba de cigarro no lixo – tenha ficado em segundo plano. Mas, como destacou o El País muito apropriadamente, o movimento foi de mau gosto e a única coisa que estava caída era a campanha.

Por Paulo Ferreira