Governo de Pequim é criticado por "inatividade" contra poluição

Uma densa névoa de poluição tem envolvido a capital chinesa nos últimos três dias, provocando a crítica da população sobre a inatividade do governo municipal de Pequim.

Às 8 horas de domingo (16), o índice de qualidade do ar (IQA) das áreas centrais de Pequim oscilava entre 424 e 470 no nível 6, o nível de poluição perigosa, de acordo com o site do Centro de Monitoramento Ambiental de Pequim.

O canal econômico da Televisão Central da China (CCTV, na sigla em inglês) questionou no sábado o governo municipal de Pequim pelo fracasso na hora de lançar uma resposta de emergência diante dessas condições meteorológicas.

"Governo municipal de Pequim, não finja ser cego diante do nevoeiro", disse o canal através da sua conta no microblog oficial de Weibo. "O governo não se pode manter às cegas em relação à poluição."

A emissora enviou a mensagem duas vezes em apenas cinco minutos e conseguiu o apoio de milhares de internautas até a manhã de domingo.

O governo municipal aprovou um sistema de resposta de emergência em outubro do ano passado, que entrou em vigor no mesmo mês. O mecanismo pede rodízio de veículos com base no último número da placa e a suspensão das aulas nas escolas em caso de alerta vermelho, o máximo nível da poluição do ar.

Ao mesmo tempo, as fábricas industriais deverão parar ou reduzir a produção se o alerta laranja for emitido.

No entanto, desde que o sistema entrou em vigor, em 22 de outubro de 2013, o governo municipal não iniciou nenhuma resposta de emergência, apesar de a poluição ter sido forte o suficiente para iniciar a resposta governamental várias vezes, de acordo com as opiniões do público.

O governo emitiu no sábado um alerta azul pela poluição do ar.

A cidade adota um sistema de alerta de quatro níveis – azul, amarelo, laranja e vermelho – para indicar do nível baixo ao mais alto da gravidade da poluição do ar.

Fonte: Rádio Internacional da China