Tucanos: Justiça move ação contra 11 acusados do caso Alstom

A Justiça Federal em São Paulo abriu processo criminal contra 11 acusados de participação no esquema de pagamento de propina pela multinacional Alstom a políticos e funcionários públicos de estatais paulistas do setor de energia durante governos do PSDB no Estado – eles estão no poder em São Paulo há 20 anos.

Em janeiro, o MPF apresentou a denúncia contra 12 pessoas, acusadas de efetuar pagamentos milionários para fechar contrato com a Eletropaulo. O juiz Marcelo Cavali entendeu que o crime contra um deles já prescreveu.

Ainda de acordo com a denúncia, o grupo também atuou em conjunto para ocultar a origem, a movimentação e a propriedade do lucro obtido a partir dos crimes praticados contra a administração pública.

O MPF apontou como coordenadores do esquema Jonio Kaham Foigel e Thierry Charles Lopez de Arias, além de Daniel Maurice Elie Huet.

O contrato entre a Eletropaulo e a Cegelec, empresa pertencente ao grupo Alstom, foi assinado em 1990, com o objeto de modernizar a transmissão de energia no Estado de São Paulo.

Os 11 réus são denunciados são: Jonio Foigel, Thierry Charles Lopes, Daniel Huet, Jean-Pierre Courtadon, Cláudio Mendes, Jorge Fagali Neto, Romeu Pinto Jr., Sabino Indelicato e José Geraldo Villas Boas, Celso Sebastião Cerchiari e José Sidnei Colombo Martini. Todos negam as acusações e se dizem inocentes.

Com informações do Jornal do Brasil