Unesco premia Vietnã por conservação de edifícios históricos

O Vietnã recebeu um prêmio da Unesco por um projeto de conservação de antiga aldeia, com o que acumula hoje cinco ocorrências deste tipo, desde o ano 2000.

A diretora da Organização de Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO), Katherine Muller-Martin, entregou a placa e o certificado do galardão aos residentes de Duong Lam, aldeia situada a 60 quilômetros de Hanoi, onde se restauraram valiosas edificações históricas.

Trata-se de um lugar que conserva um conjunto de aproximadamente mil casas tradicionais, incluídas 30 construídas de 200 a 400 anos atrás.

O prêmio é concedido uma vez por ano com o objetivo de estimular sociedades e indivíduos a proteger e promover valores e tesouros culturais, que no caso da aldeia se destacou pelo esforço com êxito em recuperar locais construídos em madeira, ameaçados pela deterioração e falta de manutenção.

Este projeto permite atrair mais turistas à localidade e contribui para a melhoria das condições socio-econômicas da comunidade, disse no ato de entrega a professora japonesa Mariko Bando, em nome das instituições acadêmicas de seu país que contribuíram para as investigações históricas dos patrimônios.

A Unesco anteriormente premiou o Vietnã por trabalho similar na cidade de Hoi An, no templo milenar da dinastia Tang, por vetustas moradias tradicionais resgatadas e pelo refúgio subterrâneo no hotel Metropole de Hanoi, construído durante os bombardeios da aviação estadunidense sobre a cidade na guerra de agressão realizada em meados do século passado.

Fonte: Prensa Latina