Nenhum policial foi punido em SP desde junho de 2013

Levantamento aponta que desde o início dos protestos de junho de 2013 foram abertos 21 inquéritos contra policiais devido à violência da PM em São Paulo. Segundo informações levantadas pela BBC Brasil, nenhum policial foi punido no período de 1 de junho de 2013 a 28 de janeiro de 2014.

Polícia Militar - Reprodução

A justificativa do governador Geraldo Alckmin já é bastante conhecida no estado. “Os excessos serão investigados e punidos”. O fato é que isso até agora não aconteceu.

Com o passar do tempo surgiram novas denúncias de envolvimento de policiais militares em mortes e acidentes. Ainda assim eles continuam livres de qualquer tipo de investigação ou punição.

A desmilitarização da PM foi uma das principais pautas reivindicadas nas manifestações de junho passado, e continua sendo amplamente debatida pela população. Especialistas em segurança pública questionam o fato de a corregedoria ser diretamente ligada à corporação e isso interferir nas investigações.

O comandante-geral da Polícia Militar no estado, Coronel Benedito Roberto Meira, afirma que não houve punições porque os inquéritos “ainda estão sendo apurados”.

Da redação do Vermelho com informações da BBC Brasil