Prevenção: 3 milhões de camisinhas serão distribuídas no carnaval

A Secretaria da Saúde do Estado vai distribuir este ano 3 milhões de preservativos para a população se proteger contra a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis no período do carnaval, que acontece de 1º a 4 de março.

O Ministério da Saúde enviará ao Ceará 2,4 milhões de camisinhas que serão distribuídas entre os municípios, com exceção de Fortaleza, que recebe diretamente sua cota de preservativos.

A Sesa já iniciou a distribuição de 600 mil camisinhas do seu estoque entre empresas e organizações não-governamentais e já atendeu 20 empresas privadas, públicas, órgãos de governo e Organizações Não Governamentais.

As empresas e ONGs que pretendem realizar atividades de prevenção antes do carnaval devem fazer a solicitação de preservativos, através de ofício, diretamente à Secretaria da Saúde do Estado. Os pedidos serão analisados até a véspera do carnaval. Os municípios receberão suas cotas de preservativos através das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES). Cada cota é previamente estabelecida pelo Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos (Nuprev/Sesa), levando em consideração o fluxo de turistas e foliões no período carnavalesco. Para o carnaval de 2013, a Sesa distribuiu 2,6 milhões de preservativos.

No Ceará, até novembro de 2013, foram registrados 13.208 casos de aids no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), desde o primeiro caso conhecido da doença em 1983. É crescente o número de municípios no Ceará que registram casos de aids. Passando de 72 (39,1%) em 2000 para 98 (53,3%) em 2012. Na região Nordeste, o Ceará, com 4,4% da população brasileira, registrou 2,1% dos casos no país e ocupa o terceiro lugar no ranking dos estados nordestinos, ao lado da Bahia e Alagoas. O Brasil registrou 656.701 casos de aids no período de 1980 a 2012.

Fonte: Governo do Estado