Maceió tem protesto contra aumento da tarifa de ônibus

Estudantes de Maceió (AL) realizaram uma manifestação contra o aumento da passagem de ônibus na manhã de quarta-feira (19). Eles se concentraram na Praça Deodoro, e saíram em passeata pelas ruas do centro.

A passagem da capital de Alagoas, que hoje custa R$ 2,30, irá custar R$ 2,50 a partir do dia 01/03 de 2014, segundo decisão do desembargador James Magalhães que concedeu reivindicação da Associação dos Transportadores de Passageiros do Estado de Alagoas (Transpal).

Em frente ao Tribunal de Justiça de Alagoas, os estudantes realizaram várias falas demonstrando repudio a decisão do desembargador. Em seguida marcharam até a rua do comércio, finalizando a manifestação com a realização de “libera catraca”, garantindo a volta para casa de varias pessoas que saiam do centro.

“Essa foi a primeira manifestação em resposta a posição tomada pelo TJ, trata-se de um protesto unificado,” destacou o diretor da UNE, Thiago Souza. Segundo ele “é preciso que toda população se envolva, só com muita pressão poderemos impedir esse aumento”.

O presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (AESA), Pedro Mendes, disse que os estudantes deram seu recado, assim como no ano passado. “Será mantida a mobilização e nas ruas derrubaremos o absurdo que é o aumento da passagem”, ressaltou. Mendes aproveitou para reafirmar que “não abriremos mão da luta por um transporte público de qualidade e pelo passe livre estudantil”.

Novas manifestações serão programadas e diversas entidades estão preparando uma representação que deverá ser entregue ao Ministério Publico do Estado.

Fonte: Site da UNE/Comunicação AESA