Pré-candidatura de Jô Moraes é porta-voz de ideias fortes

Reunida no último sábado (22), a direção estadual do PCdoB-Minas reafirmou a pré-candidatura da deputada federal, Jô Moraes, ao governo de Minas Gerais. A resolução aprovada pela direção comunista coloca a pré-candidatura de Jô como “porta-voz de ideias fortes no palco da disputa política do ano de 2014”.

O documento enfatiza que a pré-candidatura comunista responde à necessidade de um debate programático sobre os caminhos de uma Minas Gerais democrática e desenvolvida. A resolução aborda ainda a construção de um projeto de “desenvolvimento regionalizado com incentivos para que empresas que empregam elevado contingente de mão-de-obra invistam nas regiões menos desenvolvidas” do estado.

Leia abaixo a íntegra do documento:

 
Integrar Minas, modernizar nossa indústria e reurbanizar as grandes cidades
O Partido Comunista do Brasil em Minas Gerais reafirma a pré-candidatura de Jô Moraes ao governo de Minas e se coloca como porta-voz de ideias fortes no palco da disputa política do ano de 2014.

O debate público em Minas está estagnado. A narrativa sobre Minas, imposta pelo pacto de poder no comando do governo do estado, só será derrotada se o debate programático estiver em primeiro plano na disputa política. Não interessa aos conservadores realizar este debate, porque assim seria exposta a fragilidade de quase vinte anos de governos do estado. Esta é uma tarefa a ser encarada por todos que querem uma Minas democrática e desenvolvida. O espírito de Liberdade de Tiradentes e o espírito de Progresso de João Pinheiro devem ser reivindicados como herança de um estado que não se ajoelha diante do conservadorismo. A pré-candidatura de Jô Moraes ao governo de Minas responde, portanto, à necessidade deste debate programático e de dar voz ao povo nos quatro cantos de Minas.

Mina precisa de um projeto de desenvolvimento regionalizado com incentivos para que empresas que empregam elevado contingente de mão-de-obra invistam nas regiões menos desenvolvidas. Só assim poderemos alcançar o objetivo de uma Minas verdadeiramente integrada. Além disso, é preciso a criação de fortes programas de combate à pobreza e desenvolvimento social e também programas de formação de trabalhadores qualificados nas regiões mais pobres. É necessário também garantir a criação do piso salarial regional e superar as práticas anti-sindicais.

É urgente que o estado de Minas tenha um projeto de desenvolvimento econômico com um forte conteúdo industrializante para combater nossa vulnerabilidade externa. Este projeto deve conter medidas como a ampliação do parque de transformação do minério de ferro, ampliação da quantidade de café beneficiado no estado, diversificação da estrutura produtiva para setores de alta tecnologia, maior investimento em pesquisa nas universidades estaduais e criação de uma rede estadual de escolas técnicas para formação de trabalhadores qualificados. É urgente também o fortalecimento dos órgãos e agências de planejamento e coordenação econômica do estado.

No âmbito da Administração pública devemos valorizar os servidores públicos com elevação do piso salarial, plano de carreira e concurso público.

O projeto de desenvolvimento que motiva a pré-candidatura Jô Moraes ao Palácio Tiradentes tem também como eixo destravar investimentos públicos e privados na infraestrutura dos municípios mineiros. Notadamente as grandes cidades mineiras clamam por extensivo processo de reurbanização com um programa estadual de habitação e investimento em mobilidade urbana.

O PCdoB conclama o povo a construir a pré-candidatura de Jô Moraes governadora, fortalecendo o movimento pela reeleição da presidenta Dilma, que percorrerá o estado discutindo com os atores políticos e a sociedade este novo caminho para Minas com a convicção de que nosso estado pode e deve reencontrar o caminho de seu desenvolvimento. Minas são muitas, mas poucos têm voz e vez.

Belo Horizonte, 22 de fevereiro de 2014
Direção estadual do Partido Comunista do Brasil em Minas Gerais