China e América Latina debatem maiores relações comerciais

Cerca de 200 diplomatas, empresários e jornalistas chineses e de alguns países latino-americanos, incluindo a Argentina, o Brasil, Uruguai, Chile, Cuba e México reúnem-se a partir desta terça-feira (25) em Guangzhou, capital da província de Guangdong, no sul da China, para discutir as oportunidades de cooperação entre as empresas da China e da América Latina. O aprofundamento da cooperação é um projeto também do Mercosul.

Na cerimônia de abertura do fórum de "Entrada das Empresas Chinesas na América Latina", o presidente da Associação Chinesa de Diplomacia Pública, Li Zhaoxing, afirmou que China e América Latina passaram por uma história semelhante na época moderna e enfrentam a missão do desenvolvimento pacífico.

Segundo ele, uma visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil neste ano vai trazer mais chances para as cooperações entre as empresas dos dois lados.

Leia também:

China prepara foro sobre cooperação com membros da Celac
Presidente chinês aborda planos para reformas do sistema político
Premiê chinês evoca acelerar reformas e criar "mercado próspero"

As relações entre a América Latina e a China vêm registrando ações mais ágeis nos últimos anos. O desenvolvimento sustentável da economia chinesa precisa da participação dos países latino-americanos, disse o ex-presidente da Colômbia, Andrés Pastrana, para quem as duas partes devem absorver o ritmo do desenvolvimento das relações internacionais, para realizar um melhor entendimento mútuo.

O fórum, que dura dois dias, vai contar com seminários empresariais "face-a-face" e uma cerimônia de assinatura de acordos. Líderes latino-americanos afirmaram, nesta terça (25), que seus países dão as boas-vindas aos investimentos das empresas chinesas.

Fortalecer as relações

A China torna-se um importante parceiro comercial para a América Latina; a abertura e a reforma de vários setores do sistema político, social e econômico, promovida pelo governo chinês deve ser um exemplo para o desenvolvimento econômico dos países do continente.

Em 2012, o Mercosul e a China anunciaram uma aliança estratégia global, para coordenar posições comuns nos temas internacionais e desenvolver ainda mais o intercâmbio. Para isso, também foi enfatizada, no mesmo ano, a promoção e a realização de estudos que viabilizem a criação de uma zona de livre comércio entre o bloco e a China.

No mesmo ano, a presidenta Dilma Rousseff disse que a aliança é importante no contexto de discussões internacionais sobre a crise econômica global. Além disso, a China já possui status de parceiro estratégico nas relações bilaterais com cada país do Mercosul.

"Evitar que a crise contamine nossos mercados e provoque consequências que não desejamos é nosso objetivo principal. Sabemos que esta é uma crise de mercado e que os Estados Unidos e a União Europeia estão com seus potenciais comprometidos. É estratégico construir um relacionamento produtivo com a China", afirmou Dilma, durante uma reunião com os presidentes do Uruguai e da Argentina para discutir o fortalecimento das relações com o país asiático.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Rádio China Internacional