Inácio quer ampliar rede de eletrificação rural no Ceará 

Em pronunciamento nesta terça-feira (25), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) defendeu a expansão da rede de eletrificação rural trifásica no Ceará, como forma de ampliar a capacidade de produção em pequenas propriedades e assentamentos rurais. 

A ideia conta com apoio de acadêmicos de ciências agrárias do estado, disse o senador, que apresentou emenda de R$47 milhões ao Orçamento da União de 2014, com o objetivo de iniciar a construção da rede trifásica no Ceará.

A eletrificação rural tem como objetivo principal o aumento da produtividade. Isso significa a utilização de motores elétricos nos diversos processos para aumentar e beneficiar a produção. Normalmente é usado o motor monofásico, que, ao contrário dos trifásicos não oferece os mesmos benefícios no fornecimento de energia.

Energia solar

O senador também defendeu investimentos para a ampliação da energia solar no Ceará, bem como o estabelecimento de um programa por meio do qual os agentes financeiros do governo federal poderiam financiar a aquisição de equipamentos para empreendimentos no setor.

A iniciativa, ressaltou Inácio Arruda, favoreceria o surgimento de uma rede de distribuição de energia, cujo excedente seria comercializado no mercado, com vantagens econômicas para os produtores rurais.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado