UBM encaminha carta-denúncia à SPM sobre camiseta da Adidas

A União Brasileira de Mulheres (UBM) encaminhou carta-denúncia à Ouvidoria da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) sobre as camisetas produzidas pela Adidas para comercialização na Copa 2014, que utilizam imagens fazendo alusão à exploração sexual e ao a turismo sexual no Brasil. O documento foi formulado por Flávia Costa, dirigente do núcleo da UBM em Guarulhos (SP). Veja o texto na íntegra:


 

Leia também:
Embratur repudia camiseta da Adidas para a Copa
Adidas suspende vendas de blusas do Brasil com conotação sexual
 
À
Ouvidoria da SPM

Venho por meio desta mensagem pedir, por gentileza, a intervenção junto a empresa Adidas, por utilizar para comercialização imagens que conduz ou faz alusão a exploração sexual, ou a turismo Sexual.

Sou representante do Movimento Feminista, da União Brasileira de Mulheres no município de Guarulhos e luto pelo fim da exploração sexual contra as mulheres, da comercialização do produto feminino. Hoje pela manhã recebi esta matéria que vai em desencontro com o Plano Nacional de Políticas para Mulheres.

A empresa de artigos esportivos, não deve colocar a mulher brasileira com produto comercial, para ampliar a lucratividade e ganhos. Com certeza a Copa é um grande meio de investimento para o desenvolvimento do país e vem de um processo de comoção internacional, que deve ser respeitado junto aos inúmeros benefícios que trará para o nosso País, o que não dá o direito das empresas do ramo esportivo utilizarem deste processo para lançar campanhas com artigos que desvalorizem ou explorem as mulheres brasileiras como produto de comercialização turístico.

Flávia Costa
Dirigente da UBM do Município de Guarulhos.

Fonte: Site da UBM