Moradores divulgam vídeo que confirma ação truculenta da polícia
Jovem que foi detido na Favela do Moinho, em São Paulo, confirma que foi obrigado a assinar termo confessando posse das drogas. Confira vídeo feito por moradores que confirma a versão dada pela comunidade e a truculência policial.
Publicado 28/02/2014 16:13
O adolescente que foi levado por policiais na terça-feira (25), na favela do Moinho, após uma operação do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da Polícia Civil, foi solto. O jovem, que não será identificado nesta matéria, afirma que os policiais já chegaram com a droga e o fizeram assumir que era dele.
“Ele [policial] me puxou e falou que eu era o ‘campana’ e disse: ‘A droga vai ser toda sua agora’”. Após o diálogo, o agente prendeu o adolescente. “Me jogaram na viatura e, quando minha irmã foi perguntar o que estava acontecendo, o ‘polícia’ xingou ela de ‘gorda’ e ‘baleia’, que ele não ia dar informação de porra nenhuma”, afirma.
Segundo o jovem, quando chegaram na favela, os policiais já começaram a atirar em direção aos moradores. “Eles estavam me segurando e minha mãe estava passando mal, aí eu falei: ‘Seo ‘polícia’, me solta senão eu vou te agredir e nós vamos para a delegacia se minha mãe passar mal aqui’. Aí ele não queria me soltar e eu dei um tapa na mão dele.”
De acordo com o adolescente, na delegacia ele teve que assinar um termo confessando que era o responsável por R$ 250 em cocaína e 96 pedras de crack, que teriam sido apreendidas na operação do Denarc. O menor solto responderá por tráfico de drogas. Um outro homem que foi preso também foi liberado, por falta de provas.
Vídeo
No vídeo, com duração de 9 minutos, é possível ver que os moradores insistem para que os policiais não deixem o local e expliquem o motivo da operação. “Fica aê, tá saindo fora por quê?”, pergunta uma das pessoas. Em seguida, os agentes arrancam com o carro e são apedrejados.
Aos 4:01 é possível ouvir, após gritos, um barulho de tiro, que, segundo os moradores, teria sido disparado por um policial. Em outro trecho, aos 4:05, um policial grita com uma moradora, mandando ela fechar a porta. O nervosismo dos agentes fica evidente aos 4:36, quando um policial grita: “Vai tomar no seu cu”.
O vídeo comprova a tese dos moradores de que policiais entraram na favela e, sem mandado de prisão ou busca, invadiram as moradias e agiram de forma truculenta contra a população do local.
De armas nas mãos, os policiais andam pelas vielas da favela apontando para os moradores e espalhando o terror na comunidade.
Até o fechamento desta matéria, a Secretaria de Segurança Pública ainda não havia se manifestado sobre o fato.
Fonte: SpressoSP