Irã e China aumentam o intercâmbio comercial para US$ 200 bi

Irã e China têm programado aumentar o intercâmbio comercial para 200 bilhões de dólares, informou nesta segunda-feira (3) o presidente da Organização de Promoção do Comércio do Irã, Valiolá Afjami.

"O valor total do intercâmbio comercial Irã- China atingiu 40 bilhões de dólares em 2013", afirmou Afjam, que afirmou ainda que "nos próximos dez anos esse número terá que alcançar os 200 bilhões de dólares".

A formação de sociedades mutuas e investimentos conjuntos estão entre as iniciativas previstas para o desenvolvimento do nível comercial entre Teerã e Pequim.

Afjami referiu-se a decisão da China de construir cerca de 36 milhões de lares em seu território até 2015, o que tem sido considerado como uma boa oportunidade para as empresas iranianas de construção participarem de projetos de contratação na China.

No dia anterior, uma delegação comercial chinesa , composta por 90 investidores de 81 empresas , viajou para a zona de livre comércio de Chabahar , localizada no sudeste do Irã, para discutir maneiras de estabelecer empresas conjuntas em áreas técnicas e engenharia.

Fonte: HispanTV