Preparativos para a cúpula do G8 na Rússia estão suspensos

Os trabalhos de preparação da cúpula do G8 (Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Japão e Rússia) – prevista para ocorrer em 4 e 5 de junho, em Sochi, na Rússia – estão formalmente suspensos devido à situação na Ucrânia, anunciou nesta segunda-feira (3) a porta-voz da Comissão Europeia, Pia Ahrenkilde Hansen.

Preparativos para a cúpula do G8 na Rússia estão suspensos - Sergei Karpukhin/Reuters

Nesta manhã, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, anunciou que a questão da Ucrânia estará na agenda do próximo Conselho Europeu, nos dias 20 e 21, com vista a uma “resposta comum” dos chefes de Estado e de Governo dos 28 países membros.

A tensão entre a Ucrânia e a Rússia se agravou na última semana, após a queda do presidente Viktor Ianukóvitch. O governo da Crimeia (península que fica em território ucraniano, mas bem próxima da Rússia no Mar Negro) pediu ajuda ao presidente Vladmir Putin para proteger a população de maioria étnica russa que vive na região. Após uma reunião extraordinária, o Parlamento russo aprovou por unanimidade o envio de tropas das Forças Armadas ao país vizinho.

Segundo informações do site Voz da Rússia, as manifestações contrárias à deposição de Ianukóvitch continuam acontecendo na Crimeia. Um comício de milhares de manifestantes contra o novo presidente interino do país teve lugar em Donetsk, onde o governo local aprovou o russo no estatuto de língua oficial.

"A Rússia está disposta a desenvolver relações com a Ucrânia, mas não com o grupo de pessoas que tomaram o poder em violação da Constituição e outras leis do seu Estado", escreveu em sua página pessoal o primeiro-ministro russo Dmitri Medvedev. Ele ressaltou que, embora “a autoridade de Viktor Yanukovich seja quase insignificante”, ele ainda é o presidente legítimo.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Voz da Rússia e da Agência Brasil