Comissão quer renomear ponte Rio-Niterói como Rubens Paiva

A Comissão da Verdade do Rio de Janeiro quer dar o nome de “Deputado Rubens Paiva” à Ponte Rio-Niterói, que completa nesta terça-feira (4), 40 anos de funcionamento ininterrupto. Considerada a 11ª maior ponte do mundo, a Rio-Niterói é oficialmente chamada de Ponte Presidente Costa e Silva, por ter sido construída durante o governo do militar.

Ponte Rio Niterói

O presidente da Comissão da Verdade do Rio, Wadih Damous, defende que seja prestada uma homenagem ao deputado Rubens Paiva, brutalmente assassinado após sessões de tortura pelo então tenente Antônio Fernando Hughes de Carvalho durante a ditadura militar. Ele vai liderar uma campanha para que o pedido chegue à presidente Dilma Rousseff.

Segundo Damous, o nome oficial da ponte precisa ser mudado “porque Costa Silva foi um dos artífices do golpe militar e ditador do País no período em que foi decretado o Ato Institucional nº 5 (AI-5)”.

Ponte

A Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói, localiza-se na baía de Guanabara, estado do Rio de Janeiro, no Brasil, e liga o município do Rio de Janeiro ao município de Niterói e tem 13,29 Km.

O decreto assinado em 23 de agosto de 1968, autorizava o projeto de construção da ponte, idealizado por Mário Andreazza, então Ministro dos Transportes, sob a gestão de quem a ponte foi iniciada e concluída.

A obra teve início, simbolicamente, em 9 de novembro de 1968, com a presença da Rainha da Grã-Bretanha, Elizabeth II e de Sua Alteza Real, o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, ao lado do ministro Mário Andreazza. As obras tiveram início em janeiro de 1969.

Com informações do Portal Terra