50 anos do golpe militar: A ditadura no banco dos réus  

Nesta terça-feira (11), a partir das 19h, o Espaço Cultural Nelson dos Reis, em São Paulo, realiza debate Os 50 anos do Golpe Militar. Para debater esse assunto, três escritores que viveram intensamente esse período comparecerão marcarão presença: Roniwalter Jatobá, prêmio Jabuti de Literatura em 2013; Barnabé de Medeiros Filho, jornalista e ex-preso político dos porões do DOI-Codi, e Catarina Meloni, uma das mais importantes líderes dos jovens nos convulsionados anos 60. 

50 anos do golpe militar

Há 50 anos (após uma longa sucessão de atentados à normalidade democrática que se iniciaram com o suicídio de Getúlio Vargas, também vítima de golpe) se concretizava o golpe militar que instaurou a mais longa ditadura da história brasileira.

A pretexto de salvar o país do comunismo, os militares cassaram direitos, expulsaram professores de universidades, prenderam, torturaram e mataram jovens estudantes, trabalhadores e mesmo colegas de farda, como vêm revelando a Comissão Nacional da Verdade, que recentemente identificou o torturador e assassino do deputado Rubens Paiva, pai do escritor Marcelo Rubens Paiva.

Com o crescimento da resistência democrática, inclusive armada, os militares aprofundaram e endureceram o regime, a partir de sucessivos Atos Institucionais, que no auge da repressão instaurou inclusive a pena de morte oficial – uma vez que a extraoficial já era praticada pela Operação Bandeirantes, pelos DOI-Codi, pelos aparatos secretos das Forças Armadas, das polícias estaduais e de grupos paramilitares tais como o CCC (Comando de Caça aos Comunistas).

Fonte: Editora Alexandria