Conselheira da UBM participará da 58ª Sessão da ONU Mulheres

A companheira Lucia Rincon, conselheira da União Brasileira de Mulheres(UBM) no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher(CNDM), foi indicada para participar como membro da delegação brasileira, coordenada pela Secretaria de Políticas para Mulheres / Presidência da República, para a 58ª Sessão sobre a Status da Mulher, que será realizada no período de 10 a 21 de março, em Nova York, nos Estados Unidos.

Na última reunião realizada no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Lucia foi indicada pelas representantes da sociedade civil e pelo governo. Tal reunião é promovida pela ONU Mulheres (United Nations Entity for Gender Equality and the Empowerment of Women) e neste ano tem como tema central "O acesso das mulheres aos recursos produtivos"

A Comissão sobre a Status da Mulher identifica uma questão emergente que exige maior atenção, tendo em conta a evolução nos níveis global e regional, bem como as atividades planejadas dentro das Nações Unidas. Na sua quinquagésima oitava sessão, a Comissão irá considerar "Mulheres e o acesso aos recursos produtivos", como a questão emergente que será discutida no contexto dos esforços para alcançar as cidades sustentáveis e resilientes; expandir o progresso rural e desenvolvimento, e mobilizar recursos internacionais e apoio.

Está prevista a participação de representação de todos os países que tem representação na ONU, com compartilhamento de experiências e boas práticas sobre a implementação da Plataforma de Ação/Beijin1995 com vistas a superar os obstáculos remanescentes e a identificar os desafios e conquistas na implementação das Metas de Desenvolvimento do Milênio para mulheres e meninas. Será ainda tema de um dos painéis centrais, o acesso e participação das mulheres e meninas na educação, formação, ciência e tecnologia, inclusive para a promoção da igualdade de acesso das mulheres ao pleno emprego e trabalho decente.

A Coordenadora Nacional da UBM, Elza Maria Campos, parabeniza a companheira Lucia Rincon e reconhece na luta da professora Lucia sua dedicação à luta feminista e emancipacionista e entende esta indicação como reconhecimento a sua trajetória e ao seu preparo teórico e político e tem a certeza de que o CNDM e a UBM serão muito bem representadas.

Fonte: Site da UBM