Projeto Grafitando Contagem valoriza grafite e fomenta a cultura

Com o objetivo de divulgar e valorizar os trabalhos dos grafiteiros de Contagem, bem como a manutenção e revitalização dos patrimônios públicos da cidade, a Fundação Cultural do Município de Contagem (Fundac) lança o Projeto Grafitando Contagem.

Grafiteiros pintaram o viaduto - Contagem

Em entrevista ao jornal mineiro O Tempo Contagem, o produtor cultural Max Souza, membro do “Coletivo Pretus A Firma” e idealizador do projeto,  destaca que a ação é baseada na cultura de rua, tendo como atração principal a batalha de MCs.

“O confronto de MCs é uma modalidade da arte que lembra muito o movimento repentista nordestino, e o trovadorismo português ou gaúcho. São dois ou mais adversários que se enfrentam num combate de versos, rimas improvisadas, a capella ou acompanhado de instrumento, visando o melhor desempenho e desdobramento com a rítmica e as palavras para vencer o adversário”, explicou.

Renata Lima, presidenta da Fundac, diz que a iniciativa fomenta as manifestações artísticas de rua com grafiteiros e MCs. Além disso, valoriza a intervenção urbana cultural para o público que participou do pré-Carnaval de Contagem. 

De acordo com a Fundação, outras edições serão realizadas e os artistas interessados em participar das futuras atividades devem realizar o cadastro cultural disponível aqui

Da Redação em São Paulo
Com informações do Jornal O Tempo Contagem