Busca por avião entra em nova etapa, diz premiê malaio

O primeiro-ministro malaio Najib Razak disse neste sábado (15), em entrevista coletiva em Kuala Lumpur, que o voo da Malaysia Arlines desaparecido desde o dia 8 de março, com 239 pessoas, mudou de rota e voou durante horas na direção oeste – a oposta à rota previamente estabelecida até Pequim. "As buscas entraram em uma nova fase. Esperamos que esta nova informação nos aproxime de sua localização", declarou o primeiro-ministro. O Boeing 777-200 tinha autonomia para sete horas de voo.

"O percurso do avião até o momento em que saiu da cobertura do radar militar primário (da Malásia) é consistente com a ação deliberada tomada por alguém em seu interior", afirmou o primeiro-ministro. Ele evitou falar em sequestro. A polícia fez buscas na casa do piloto da aeronave em busca de pistas.
O avião mudou de rota, cruzou o estreito de Malaca e tomou a direção oeste. As operações de busca pelo avião tinham se concentrado até o momento no mar da China Meridional.

O primeiro-ministro explicou que, com as novas informações obtidas, o MH370 continuou emitindo sinais para um satélite até as 8h14 locais de sábado (21h14 de Brasília da sexta-feira). O avião saiu de Kuala Lumpur às 0h41 locais do sábado (13h41 de Brasília da sexta-feira) e tinha previsão de chegada a Pequim cerca de seis horas mais tarde, mas desapareceu dos radares 40 minutos depois da decolagem.

Fonte: Ópera Mundi