Câmara faz homenagem a heróis da luta contra o racismo 

A Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (18), sessão solene em homenagem aos heróis da Luta contra a Discriminação Racial, Abdias do Nascimento e Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, e aos 130 anos da Abolição da Escravatura no Ceará. A sessão também será alusiva ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e prestará homenagem também a Nelson Mandela. 

Abdias do Nascimento foi um dos maiores defensores da cultura e da igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil. Nas primeiras eleições após a ditadura militar, exerceu mandato de deputado federal, sendo o primeiro afro-brasileiro a defender no Congresso Nacional os direitos humanos e civis de sua gente. Ele apresentou o primeiro projeto de lei propondo políticas públicas de igualdade racial.

A sessão solene também vai homenagear Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar. Foi o líder dos jangadeiros nas lutas abolicionistas e considerado o maior herói a favor da libertação dos escravos no Ceará.

O evento, que reunirá, no plenário da Câmara, embaixadores africanos, autoridades governamentais, militantes sociais e povos afrodescendentes, via também comemorar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e homenagear o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela.

A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrada em 21 de março, faz referência ao Massacre de Sharpeville, ocorrido em 1960. Naquela data, em Joanesburgo, na África do Sul, 20 mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, a polícia do regime de “apartheid” abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.

Da Redação em Brasília
Com agências