Bahia registra maior índice de geração de empregos em 10 anos

Destaque freqüente nas pesquisas de geração de emprego no país, a Bahia dessa vez se superou: o estado registrou em fevereiro desse ano o maior índice de criação de novos postos de trabalho dos últimos 10 anos. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (17/3), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Na Bahia, foram criadas em fevereiro 7.420 novas vagas de emprego – a partir da diferença entre 69.334 admissões e 61.914 demissões. O desempenho foi comemorado pela chefe de gabinete da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Olívia Santana, que atribuiu o resultado ao empenho da equipe que lida com as questões do trabalho no Governo estadual.

“Recebemos de maneira muito positiva essa notícia. Esse é um indicador muito importante, resultado de um esforço coletivo, que comprova que o Governo vem fazendo para atrair investimentos e ampliar a geração de empregos no estado, e que revela o êxito da Setre na formação e intermediação de mão de obra”, declarou Olívia.

Os dados do Caged foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e apontaram, ainda, que o saldo do mês ficou em patamar superior ao contabilizado em igual período do ano anterior (-1.076 postos) e superior ao de janeiro de 2014 (+ 4.471 postos).

Segundo o diretor geral da superintendência, Geraldo Reis, o recorde reflete os recentes resultados positivos da economia baiana no início do ano, a exemplo do crescimento de 6,7% no varejo, de 2,5% na produção da indústria e de 5,4% nas exportações.

“A solidez da economia baiana fez com que nosso mercado de trabalho apresentasse um descolamento dos demais estados nordestinos, tendo a Bahia gerado três vezes mais postos do que o segundo estado de maior desempenho nos dois primeiros meses do ano”, afirma Geraldo Reis, através da assessoria do Governo.

Projeção

A SEI divulgou, também na última segunda-feira, que devem ser criados no estado, somente em 2014, mais de 60 mil postos de trabalho, com a abertura de 30 mil vagas na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e outras 30 mil no interior. Até 2016, serão criados 147 mil novos empregos, principalmente nas regiões de Feira de Santana, do semiárido, do Vale do São Francisco, no oeste e sudoeste baiano.

De Salvador,
Erikson Walla