Tombini vê Brasil preparado para a transição da economia mundial

Com reservas internacionais de US$ 377,8 bilhões em 14 de março de 2014, o Brasil está preparado para o processo de transição da economia mundial. Essa foi a opinião manifestada pelo presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (18).

Alexandre Tombini

Tombini também apontou um movimento de convergência da inflação brasileira para o centro da meta (4,5%, com dois pontos percentuais para mais ou para menos). Ele disse "que não há nada que condene o Brasil a ter a inflação acima do centro da meta".

Segundo Tombini, o país esteve bastante próximo de atingir esse objetivo em meados de 2012. Ele explicou que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), calculada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), fechou o ano passado em 3,88% e no acumulado de 12 meses até fevereiro deste ano ficou em 3,99%. Por isso, para Tombini, a inflação para o consumidor pode ficar no centro da meta. Mas Tombini lembrou que o indicador usado no sistema de metas de inflação é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No período de 12 meses, a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 5,68%. Mesmo assim, o presidente do BC disse que a política monetária vai se manter vigilante quanto ao comportamento dos preços.

Com informações da Agência Brasil e Agência Senado