Contag aprova presença de médicos cubanos no Brasil

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) destacou nesta terça-feira (18) a participação de médicos cubanos no programa Mais Médicos, concebido para atender a enorme demanda de atenção à saúde em áreas de difícil acesso do Brasil.

"A maioria dessas regiões encontra-se no campo, onde residem trabalhadores rurais que sempre enfrentaram desafios como a falta de especialistas de saúde, de infraestrutura sanitária e o acesso a este serviço"; destacou Jose Wilson, secretário de Políticas Sociais da Contag.

Desde seu lançamento em agosto de 2013, este programa mostra um impacto positivo devido à quantidade de consultas e qualidade dos serviços, sublinhou, ao mencionar que há médicos em mais de 4.070 municípios, isto é, 72,5% do território brasileiro.

Dessas jurisdições,1.113 contam pela primeira vez com um médico, o que constitui uma importante conquista e motivo para receber todo o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, afirmou.

"Agora em várias comunidades rurais já temos médicos permanentes e que prestam uma atenção humanizada".

Para exemplificar, mencionou o povoado de Coqueiro, no estado do Ceará, onde uma profissional de saúde de Cuba presta seus serviços todos os dias, e atende as pessoas com grande amabilidade e respeito.

Os moradores de Coqueiro já não precisam se deslocar para outra cidade à procura de um médico ou pagar uma consulta privada; explicou.

Segundo fontes do Ministério da Saúde, nessa semana chegam 4.350 especialistas cubanos, que se unirão aos outros 7.400 médicos da ilha integrados a este programa e distribuídos por 4.070 municípios dos 26 estados do país, além do Distrito Federal e 32 distritos indígenas especiais.

A presença desses doutores permitirá elevar a 45 milhões o número de pessoas com atenção direta à saúde, das quais uma grande parte reside em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano e em regiões vulneráveis.

Ao conjunto de cubanos somam-se outros 1.179 médicos do Brasil e de outras nações, contratados para colaborar com o sistema de saúde pública brasileiro.

A cooperação médica de Cuba com o Brasil foi conquistada após a assinatura em julho passado de um acordo entre a Organização Pan-americana de Saúde e as autoridades brasileiras.

Prensa Latina