Arena Fonte Nova recebe embaixador do Irã

A Arena Fonte Nova – palco da partida entre a seleção do Irã e a Bósnia-Herzegovina, válida pela primeira fase da Copa do Mundo e marcada para o dia 25 de junho – recebeu nesta quinta-feira (20) a visita do embaixador iraniano no Brasil, Mohammad Ali Ghanezadeh.

O diplomata conheceu as instalações do estádio em Salvador (BA) ao fazer um tour que passou por camarotes, gramado, sala de imprensa, lounge e outros pontos.

Acompanhado por um tradutor, Mohammad elogiou o estádio e disse esperar que o Irã consiga avançar para as oitavas de final. “Achei um belo estádio, percebo que é novo e possui boas estruturas e boa gestão e, por este motivo, acredito que teremos um bom jogo na Arena. Pretendemos passar da primeira fase e o jogo na Bahia será muito importante”, disse.

O embaixador também destacou a boa relação entre iranianos e brasileiros. “Os iranianos são amantes do futebol e, para nós, o Brasil é conhecido justamente pelo futebol. Além disso, sabemos que os brasileiros conhecem o Irã por sua cultura e acredito que estes serão os dois pontos que aproximarão os povos, acreditamos que poderemos contar com uma torcida brasileira. Caso a seleção seja eliminada, certamente torceremos para que o Brasil conquiste o título”, afirmou.

Além da ida à Arena Fonte Nova, a comitiva da embaixada reuniu-se com o secretário Estadual para Assuntos da Copa do Mundo na Bahia, Ney Campello, e outras autoridades locais. “Estamos discutindo sobre aspectos relacionados à recepção de nossos torcedores, e também buscamos articular com o governo sobre nossa proposta de promover uma Semana Cultural do Irã na Bahia, com mostras de fotografias, artesanatos e cinema”, explicou o embaixador.

O caminho do Irã na Copa

Único país do Oriente Médio a se classificar para a Copa do Mundo de 2014, o Irã foi sorteado no Grupo F, ao lado de Argentina, Nigéria e Bósnia Herzegovina. A estreia será contra os africanos da Nigéria, na Arena da Baixada, em Curitiba, no dia 16 de junho.

Depois, os iranianos seguem para Belo Horizonte. Vão enfrentar a Argentina, no Mineirão, no dia 21 de junho. Para terminar a participação na fase de grupos do Mundial, a seleção asiática terá pela frente a estreante Bósnia-Herzegovina. O duelo será na Fonte Nova, em Salvador, no dia 25 de junho.

Fonte: Secopa/BA