Fundergs, Unegro e Codene discutem ações para combater o racismo

O presidente da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs) Claudio Gutierrez recebeu na última sexta-feira (14) a visita da presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do RS (CODENE), Elis Regina, e da representante da Unegro, Marisa da Silva e do professor e membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), Jorge Teixeira.

uinegro rs - Divulgação

Durante o encontro realizado na sede da Fundergs, elas pediram apoio a um projeto contra o racismo e a homofobia no Esporte. “Nosso povo não consegue acessar os instrumentos que o Estado oferece a população, pois ainda nos falta capacitação e informação”, disse Marisa, representante da Unegro.

O presidente da Fundergs lembrou do recente lançamento dos editais elaborados pela Fundação que, entre outras características, priorizavam recursos para a população negra. Além disso, ressaltou que as questões de equidade estão entre as prioridades política da sua gestão.

“Somos parceiros e estamos de portas abertas para projetos que trabalhem pela democratização e desenvolvimento do esporte em todas as esferas. Por isso, vamos firmar um termo de cooperação para montar um grupo de trabalho para definir novas ações”, revelou Gutierrez.

Fonte: Fundergs