Cientistas obtêm molécula que faz células cancerígenas explodirem

Especialistas suecos obtiveram uma molécula capaz de atacar as células cancerígenas do cérebro e fazê-las explodirem, divulgou nesta terça-feira (25) em Washington a revista especializada Cell.

Cientistas do Instituto Karolinska de Estocolmo (Suécia) conseguiram reverter o crescimento de tumores cerebrais em ratos fornecendo-lhes pastillas que contêm a molécula, denominada Vacquinol-1.

De acordo com Cell, a Vacquinol-1 iniciou um processo de vacuolização nas células cancerígenas, durante o qual estas absorviam o que estivesse ao seu redor, com o que experimentavam um congestionamento, que acabava por causar a destruição das paredes exteriores das células.

Como resultado, as células cancerosas explodem e morrem, refere a publicação, e agrega que o estudo se realizou em ratos com um tipo comum de tumor cerebral conhecido como glioblastoma, que é o mais agressivo deles.

Aos ratos que tiveram transplante de células de glioblastoma humano, foi administrado o Vacquinol-1 durante cinco dias, e seis dos oito ratos que receberam a substância seguiam vivos após 80 dias, em comparação com os 30 dias de média que viveu o grupo de ratos sem tratamento.

A descoberta constitui a culminação de uma longa busca de novos tratamentos contra o câncer, pelo que os especialistas esperam que o método possa ser aplicado a outros tipos dessa doença em humanos.

Vacquinol-1 resultou a molécula mais efetiva nos experimentos e é um mecanismo completamente novo no tratamento do câncer, de maneira que pensamos passar logo à primeira fase de testes em humanos, afirmou o professor de biologia dos tecidos Patrik Ernfors, do Instituto Karolinska.

Fonte: Prensa Latina