David Cameron revela seu candidato favorito para liderar Otan
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, revelou nesa quarta-feira (26) que apoia a candidatura do ex-chefe de governo norueguês Jens Stoltenberg para encabeçar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), quando Anders Fogh Rasmussen finalizar seu mandato.
Publicado 26/03/2014 19:05

Em um discurso no Parlamento, Cameron assinalou que a opção de Stoltenberg é "excelente" pois "tenho trabalhado estreitamente com ele e acho que seria muito bom ter um candidato que tenha tido um cargo tão importante em seu próprio país".
Há dois dias, o jornal norueguês Aftenposten especulou que o ex-primeiro-ministro será o eleito para dirigir a Otan, e citou fontes não identificadas próximas ao processo.
Neste sentido, indicou que o norueguês é o preferido dos Estados Unidos, país com alta liderança dentro da Otan, bem como da Alemanha e outras potências.
Enquanto isso, em Roma o jornal La Reppublica indicou que o ex-chefe do Executivo italiano Enrico Letta é também candidato ao posto, ainda que a informação não esteja confirmada por fontes oficiais.
O fim do gerenciamento de Rasmussen à frente da aliança atlântica está previsto para setembro, quando terminar a cúpula de chefes de Estado e de Governo que integram a organização, planejada nos dias 4 e 5 no Reino Unido.
Fonte: Prensa Latina