Sem categoria

PCdoB sobre a Copa: "A mídia quer transformar ouro em lata"

"A mídia conservadora quer transformar ouro em lata", declarou Adalberto Monteiro, presidente da Fundação Maurício Grabois, ao rebater campanha negativa da Copa empreendida por setores da oposição, notadamente a mídia conservadora, durante entrevista à Rádio Vermelho.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo


Durante a conversa, Adalberto Monteiro, que também é secretário nacional de Formação e Propaganda do PCdoB, destacou que a Copa ocorre em um ano em que teremos sucessão presidencial, "com isso claro, o que assistimos é uma tentativa de politização da Copa, com o objetivo de desgastar o governo Dilma".

Ele lembra que em outro momentos da nossa história a Copa já havia sido politizada. "No campeonato de 1970 quem politizou a Copa foi a ditadura, os militares, que através do evento semeou um ambiente de ufanismo que buscava justamente tirar a atenção do povo para o que ocorria no Brasil naquela época".

Sobre o movimento que ocorre nas ruas em torno da Copa, nos quais há atos de violência, seja ela praticada por táticas estrageiras [black bloc] aplicadas no Brasil ou pela polícia, o dirigente do PCdoB classificou como uma ação equivocada. "Observamos a defesa de uma palavra de ordem que fala por toda a maioria do país. Uma ação que beira ao autoritarismo. Nós discordamos desse tipo de postura."

Foto: Clécio Almeida

Adalberto acrescenta que a manifestação não é um transtorno. "Não entendemos as manifestações

como problema, pois foi nas ruas que a esquerda nasceu e cresceu. No ano em que lembramos os 50 anos do golpe militar e homenageamos os resistentes que das ruas não saíram, entendemos que se manifestar é um direito e dever do povo."

Ele explicou ainda que a violência que atinge manifestações, tanto do lado dos manifestantes, quanto da polícia, se converte em um elemento que só incentiva e distorce o debate sobre o Mundial aqui no Brasil.  "A Copa é uma conquista do Brasil, que abre uma janela para lutas antigas do povo, entre elas, a luta pela melhora e modernização da mobilidade urbana", apontou.