Unesco considera histórica a visita de presidente chinês

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, considerou como histórica a visita do presidente chinês, Xi Jinping, à organização nesta quinta-feira (27) e fez votos por fortalecer ainda mais as relações com o país asiático.

Xi, que está na França em ocasião do cinquentenário das relações bilaterais, foi recebido por Bokova e logo depois fez um discurso no auditório principal da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A representante recordou que a China foi um dos membros fundadores da entidade e destacou a clara visão desse país de investir em educação, ciências e cultura, para assim escrever um novo capítulo em seu desenvolvimento econômico e social.

Em sua fala, Xi pediu respeito e proteção para a diversidade cultural e destacou a importância de se manter e reforçar o intercâmbio e o diálogo entre os povos.

"A história ensina-nos que as civilizações só se revigoram através dos intercâmbios e da aprendizagem mútua, disse o presidente.

Um comunicado da organização pontua que a China participa ativamente em todas as áreas programáticas e tem 45 locais declarados como Patrimônio Mundial, 38 elementos na lista de patrimônio cultural não material e 32 reservas da biosfera.

No gigante asiático funcionam 200 clubes e 25 cátedras da Unesco em universidades e institutos, dedicadas a temas que vão desde a biologia até a educação empresarial e a cultura.

Atualmente a Conferência Geral, órgão principal de governo desta instituição, está presidida por Hao Ping, vice-ministro de Educação da China.

Durante o dia de hoje, Bokova nomeou a primeira dama e cantora chinesa, Peng Liyuan, como Enviada Especial da organização para a promoção da educação das meninas e mulheres.

O reconhecimento foi-lhe entregue por seu apoio à emancipação das mulheres, sua destacada contribuição à luta contra as desigualdades e sua dedicação aos ideais e objetivos da Unesco.

Fonte: Prensa Latina