Ato em Jundiaí marca a "des-comemoração" dos 50 anos do golpe

É o início das atividades que visam lutar pelo resgate da memória e reparação histórica em Jundiaí. A sessão contará com um projeto e uma emenda neste sentido

Em consonância com o movimento que ocorre em todo país, o vereador Rafael Purgato (PCdoB) vai apresentar na sessão desta terça-feira, 01, o Projeto de Lei 11421/2013 que visa proibir o nome de pessoas ligadas à ditadura militar em logradouros da cidade. “Vamos aproveitar a importante data em que se completam 50 anos e des-comemorar o golpe defendendo a proibição de nomes de torturadores e pessoas ligadas à ditadura em ruas, praças, avenidas, viadutos, etc”, explica.

Segundo o vereador, o projeto visa atingir todas as ações que lesaram a humanidade e por isso as ações da ditadura estão no foco. "Crimes de tortura e hediondos se encaixam nos crimes contra a humanidade, portanto, fazemos referência à ditadura”, afirma. O dia também marcará um importante ato dos movimentos sociais que irão comparecer à sessão para repudiar o movimento que culminou com o golpe de 1964.

“Marcamos para o mesmo dia um ato em defesa da democracia onde iremos homenagear as figuras que lutaram contra o regime ditatorial na cidade e assim, convidamos aqueles que ainda estão atuando e iremos citá-los nesta homenagem”, informa Fábio Pereira Garcia, secretário de movimentos sociais do comitê municipal do PCdoB em Jundiaí e ex-secretário geral da UEE, sendo um dos organizadores do congresso da entidade estudantil realizado em 2013 em Ibiúna que anistiou mais de 200 nomes que lutaram contra o regime que furtou a democracia do nosso povo.

Na mesma sessão, o vereador Paulo Malerba (PT) apresentará a emenda complementar 114/2013 que irá solicitar a abertura dos arquivos secretos da Câmara. O ex-vereador do PT, Antonio Galdino, afirma que na época do golpe sessões secretas ocorreram, por isto o vereador vai solicitar a abertura desses arquivos. "Não sabemos o conteúdo das sessões. O projeto já está apto para votar, tem parecer favorável das comissões. Temos tudo para avançar e abrir os arquivos." argumenta.

O ato conta com o apoio da União da Juventude Socialista (UJS), União Jundiaiense dos Estudantes Secundaristas (UJES), DCE UniAnchieta, União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE), União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido dos Trabalhadores (PT), Central das Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), entre outros.

A sessão acontecerá nesta terça-feira, 01 de abril, às 18 horas no plenário da Câmara Municipal de Jundiaí que fica na Rua Barão de Jundiaí, 128.