Nova droga para tratar HIV demonstra eficácia elevada

Um estudo internacional demonstrou a alta eficácia de um novo remédio para tratar o HIV, um medicamento que atua como bloqueador da replicação viral, destaca um artigo divulgado na revista Lancet.

Segundo o estudo, o composto, cujo princípio ativo é o dolutegravir, já foi aprovado no Canadá, Austrália e Europa, depois de ter demonstrado boa tolerância, segurança e eficácia.

Leia também:
Diabéticos têm alta expectativa de vida em Cuba

Dolutegravir tem sido comparado com outros antirretrovirais, demonstrando ser mais eficaz, inclusive em pacientes que iniciam o tratamento pela primeira vez e têm um elevado ônus viral em sangue.

Na investigação, batizada como Flamingo, participaram 484 pacientes de 64 centros de investigação da Europa, Estados Unidos, Chile, Porto Rico e Espanha.

A mais de quatro décadas de existência, a terapia antirretroviral é considerada a única alternativa para diminuir a replicação do HIV e o risco de transmissão, ao mesmo tempo que favorece a recuperação do sistema imunológicos dos afetados.

Os notáveis avanços atingidos nos últimos anos reverteram-se em uma melhoria da qualidade de vida dos afetados, bem como no marcado incremento da sobrevivência e diminuição das complicações associadas.

Fonte: Prensa Latina