Iniciativas são contempladas no 5º Premio ODM Brasil 

As 30 iniciativas vencedoras do 5º Prêmio ODM Brasil foram escolhidas esta semana por um grupo de 16 jurados em reunião na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O prêmio, criado em 2004, tem o objetivo de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) , da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja agenda termina em 2015. 

Nesta edição, o prêmio recebeu 1.090 inscrições, sendo 804 de organizações e 286 de prefeituras. Do total das inscrições, 65 práticas foram pré-selecionadas e visitadas in loco por um comitê técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap.

Os critérios observados pelos técnicos foram o caráter inovador, a contribuição para o alcance dos ODM, possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares, perspectiva de continuidade ou replicabilidade, integração com outras políticas, participação da comunidade, existência de parcerias e manutenção da qualidade nos serviços prestados.

Para o secretário nacional de Relações Político-Sociais e coordenador do Prêmio ODM Brasil, Wagner Caetano, a premiação alavancou a municipalização dos objetivos do milênio e criou uma agenda intensa de trabalho. Segundo ele, embora os municípios ainda apresentem “muita situação de desigualdade, vemos a cada dia um fruto desse grande trabalho sendo colhido, vemos novas organizações, prefeituras e pessoas envolvidas com esse compromisso de trabalhar para que as condições de vida da população melhorem a cada dia.”

O Prêmio ODM Brasil é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica é do Ipea e da Enap. A cerimônia de premiação dos 30 contemplados acontecerá no dia 23 de maio, em Brasília.

Fonte: Agência Brasil