Coordenadores do Programa Estação Juventude recebem capacitação

Nos dias 2 e 3 de abril, no Instituto Israel Pinheiro, das 9h às 18h, em Brasília, a Secretaria Nacional de Juventude realizou a 1ª Oficina de Capacitação dos Coordenadores-Gerais do Programa Estação Juventude, reunindo cerca de 42 coordenadores dos projetos

A Oficina contará também com a presença dos coordenadores das Estações Itinerantes, urbanas e do campo, dos municípios cearenses de Morrinhos e Pacajus, e dos estados do Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe e Tocantins

Do Maranhão, apenas dois municípios, Caxias e Timon, respectivamente representadas por Adelmo Soares e Rafael Gomes da Silva, estiveram presentes ao evento.

É inadmissível ver que no Maranhão as Politicas Publicas de Juventude estão fora do eixo de prioridades pelo governo dos Sarney. Todos os Estados apresentaram suas atividades e projetos relacionados à Juventude da sua região, O Governo do Maranhão nem se quer enviou um representante, tendo em vista que também não apresentou o Projeto requerendo a implantação da estação Juventude Itinerante. Incrível ver que o Piauí – estado vizinho -, a Coordenadoria de Juventude criou vários programas voltados a implementar e instituir uma politica de juventude séria, eficaz e capaz de tornar realidade o sonho de tantos jovens.

Veja os programas do Piaui.

1 – PROJETO “FALANDO SOBRE MIM”

O projeto tem a intenção de contribuir para a juventude, com informações relacionadas a temas abordados na atualidade (cotidiano dos jovens), como: apoio em casos de violência juvenil; racismo; diversidade sexual; sexualidade e suas fases; uso e prevenção de drogas e saúde juvenil. Trata-se mesmo de orientação socioeducativa, que é realizada por meio de palestras, além de incentivar os jovens a serem protagonistas de ações preventivas na comunidade onde vivem ou se relacionam.

O projeto é acompanhado por orientadores técnicos capacitados para realização e abordagem dos temos sobre a juventude.

O grande foco do projeto é de fato, passar todas as orientações e acompanhamentos para que a juventude possa ser melhorada ao longo do tempo, pois, em virtude dos índices que a JUVENTUDE (no caso do Piauí) possa apresentar o melhoramento e tem apresentado.

No Brasil, após o ultimo censo IBGE no ano de 2011 o país contava com um contingente de 34,5 milhões de jovens na faixa dos 15 aos 24 anos de idade. Esse quantitativo representa 18,0% do total dos 192,3 milhões de habitantes.

O projeto tem as características do JUVENTUDE VIVA, que é baseada em políticas públicas para a juventude negra, só que no projeto “Falando Sobre Mim”, é mais amplo.

2- CASA DA JUVENTUDE

São desenvolvidos trabalhos com o objetivo de promover o desenvolvimento integral da juventude, fortalecendo processos de aprendizagem e autonomia para a efetivação das políticas públicas para os jovens.

Essas casas oferecem: cursos, oficinas, estudos escolares e demais atividades que envolvem cultura, profissão, esporte.

Caxias possui a Casa Brasil, mantida pelo governo Federal e os Centros da Juventude mantidos pela Prefeitura, nenhum deles conta com a participação do governo do Estado.
Nessas casas são oferecidos espaços para acesso à internet, biblioteca, gibiteca, sala de jogos, sala de vídeo e DVD.

O Piauí já implantou mais de dez casas e um dos principais critérios para o município adquirir o projeto é que seja implantada no município requerente a coordenadoria de juventude e o Conselho Municipal de Juventude, esses itens fomentam a participação dos Jovens na vida social e política dos municípios e essa é a grande intenção.

O Maranhão não possui nenhum programa voltado para a juventude, a não ser agora a implantação das duas Estações da Juventude que serão implantadas em Caxias e Timon via Secretaria Nacional de Juventude investimento da ordem de R$ 270.000,00 que viabilizará o funcionamento do programa por dois anos.

Paulo Marinho Jr. suplente de Deputado Federal, acabou de deixar a Secretaria de Juventude do Estado, deixando a desejar e muito na pasta da juventude, passou sem deixar uma semente sequer plantada, nenhum projeto implantado. Mais uma vez a Juventude do Estado ficou de fora das prioridades do governo Roseana Sarney. Exatamente na contramão dos outros Estados que estão cada vez mais aprimorados e implantando novas políticas priorizando a juventude em todos os campos de ação.

Enquanto vários Estados foram contemplados com a Estação Juventude – Modelo Itinerante que prevê um orçamento de R$ 700.000,00 para levar aos municípios toda a infraestrutura de Politicas Públicas de Juventude, porém, o Governo do Estado do Maranhão sequer apresentou o projeto.

Diante dos desafios da execução do programa, o que inclui estruturar o ambiente, montar os equipamentos, definir as ações e contratar colaboradores, entre outras tarefas. A coordenadora do Estação Juventude, Helena Abramo, reforçou ao longo do encontro que esse é um trabalho pautado pela parceria ” – Temos muito trabalho a fazer, mas podemos contar uns com os outros. Vamos buscar juntos as respostas e soluções para os desafios que forem surgindo”, destacou Helena Abramo.

Ela destacou também que o Programa, assim como todas as iniciativas de governo, está ancorado nas diretrizes das políticas públicas, por isso, deve seguir rigorosamente as normas estabelecidas no Convênio. ” – O nosso objetivo é que a Estação seja uma semente, que se espalhe e instaure uma nova forma de atuação no que diz respeito às políticas voltadas para os jovens”, explicou.

Os participantes foram unânimes ao destacar que o Programa traz, como inovação, a oportunidade de ser estruturado de acordo com a realidade local. Os gestores, além de executar um conjunto de ações comuns, segundo as diretrizes do Programa Nacional, têm a liberdade de definir ações para suas Estações, conforme as necessidades da juventude nos respectivos municípios.

Estiveram presentes coordenadores das Estações Complementares das seguintes cidades: Bataguassu (MS); Bragança (PA); Cachoeira do Sul (RS); Caldazinha (GO); Caxias (MA); Cristal (RS); Curitiba (PR); Delmiro Gouveia (AL); Eldorado (SP); Feira de Santana (BA); Goiania (GO); Horizonte (CE); Itapipoca (CE); Jundiai (SP); Niteroi (RJ); Nova Boa Vista (RS); Palmas (TO); Picos (PI); Pindamonhangaba (SP); Presidente Prudente (SP); Queimados (RJ); Resende (RJ); Santo André (SP); São Paulo (SP); Sobral (CE); Timon (MA); Toledo (PR); Uberaba (MG); Valença (PI) e Valparaiso (GO).

Fonte:Blog do Caio Mota