UBES lança campanha para incentivar participação de jovens

 A UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas lançou neste mês a campanha Se Liga 16! visando as eleições de 2014. Todo jovem que tenha ou complete 16 anos até o dia 5 de outubro poderá emitir seu título de eleitor junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. O prazo para emissão do título vai até o dia 7 de maio.



Nós sabemos que cada jovem brasileiro carrega em si todos os sonhos do mundo, sabemos também que as grandes mobilizações do último período conquistaram a opinião pública com debates e passeatas por todo o país, vimos mais uma vez a necessidade da juventude em opinar e protagonizar mudanças, sejam elas quais forem. Para avançar mais um capítulo em que os jovens ocupem os espaços de decisão, a campanha “Se Liga 16! Conquiste Mais esse Título para o Brasil” é lançada nacionalmente.

O prazo para emissão do título de eleitor vai até o dia 7 de maio. Para incentivar a participação do jovem eleitor a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) organizará pelas escolas de todo o país mais uma mobilização massiva pela conscientização do voto e participação política dos estudantes. O primeiro turno das eleições deste ano ocorrerá no dia 5 de outubro e o segundo turno será no dia 26.

Participação política

O direito ao voto é um dos principais pilares da democracia, que especialmente aos jovens de 16 anos, foi conquistado pela UBES com a nova Constituição de 1988. Após um longo processo de luta pela redemocratização, hoje podemos eleger quem irá nos representar, para além disso, escolhemos quais serão as diretrizes políticas de toda nação brasileira, como reafirma a diretora de Comunicação da entidade, Daiany Macedo. “Em mais um ano de muitas lutas a juventude ocupará as avenidas com um peso maior sobre os ombros, chegou a hora de ligarem-se os motores rumo ao maior fórum deliberativo da nossa democracia!”.

A líder estudantil acentua ainda a importância da campanha que ocupará Os Tribunais Regionais com os anseios dos jovens, para “assim construir um país mais democrático e igualitário”. Mesmo com o voto facultativo, as urnas tem recebido a afirmativa de que a juventude quer participar, como dados das eleições municipais de 2012, quando mais de 2,9 milhões de eleitores na faixa etária de 16 e 17 anos votaram para prefeito e vereador.

Para tirar o título de eleitor

Onde? Comparecer ao Cartório Eleitoral correspondente ao seu local de moradia

Quando? Até 7 de maio

O que devo levar? RG | Certidão de Nascimento | Carteira de Trabalho (se tiver) | Comprovante de residência

Mais informações: Acesse a página do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco no endereço: http://www.tre-pe.jus.br/

Fonte: UBES