Romenos acham socialismo melhor e votariam em Ceaucescu

De acordo com uma matéria publicada no periódico espanhol El Mundo, 66% dos romenos votariam atualmente em Nicolae Ceausescu, o secretário-geral do Partido Comunista Romeno fuzilado em 1989 após um violento golpe de Estado.

Por Cristiano Alves, no blog A Página Vermelha

Na mesma pesquisa, 23% destacaram que o melhor da época era o emprego garantido e 14% apontaram como o melhor da época o bem estar. O barômetro indica que 73% dos romenos acredita que a Romênia está em mal caminho, apenas 23% pensa o contrário. A pesquisa entrevistou 1349 cidadãos em seu destino.

Após o golpe de Estado e o fuzilamento de Ceaucescu e sua esposa, a Romênia retornou ao capitalismo. Hoje, o país, membro da União Europeia, vive de empréstimos do FMI, sua economia vai mal e o país é hoje o segundo mais pobre da Europa, depois da Bulgária.

Milhões de trabalhadores romenos vivem em favelas, que não existiam durante o período socialista. Milhões de romenos deixaram o país, passando a viver como mendigos em lugares como a França, Itália e Portugal.

Além disso, o país tornou-se um dos destinos favoritos do turismo sexual, na Europa. Milhares de jovens romenas ganham a vida em casas ou sites de prostituição.