Bira oferece Medalha Manoel Beckman a Márcio Rony da Cruz

 A maior honraria da Assembleia Legislativa do Maranhão, a Medalha Manoel Beckman, será concedida ao senhor Márcio Rony da Cruz, que ficou conhecido nacionalmente por ter tentado salvar, em um ato de heroísmo, a vida de três pessoas.

Márcio Rony teve 70% do corpo queimado, após os ataques a ônibus na região metropolitana de São Luís, no dia 3 de janeiro de 2014, e recebeu alta na última sexta-feira (14).

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) propôs a entrega da Medalha ao “herói dos ataques” e ressaltou o ato de Márcio Rony como um gesto de grandeza, de um cidadão modesto. A homenagem ao “herói dos ataques” é a primeira do parlamentar a um cidadão maranhense.De acordo com o deputado Bira, a crise do Sistema Penitenciário revela as mazelas na Segurança Pública do Estado do Maranhão que foram confirmadas pela ONU. Dados da ONU revelaram a cidade de São Luís como a 15ª cidade mais violenta do mundo.

“E olhe que as estatísticas se baseiam em dados errados, porque os dados que a ONU utiliza são os dados da Secretaria de Segurança que são subestimados. Se usasse os dados do Ministério Público, infelizmente, a nossa colocação ia ser pior, não seria essa a colocação como a 15ª do mundo, nós seriamos a 8ª cidade mais violenta do mundo”, destacou Bira.

O socialista criticou o funcionamento do site e do levantamento de dados feito pela Secretaria de Segurança, que não contabiliza o estado como um todo e não inclui latrocínios, lesões corporais seguidas de mortes e mortes nas cadeias como homicídios.

“Então você observa que a estatística produzida pela Secretaria de Segurança do Maranhão é uma estatística manipulada para subestimar os números da violência e tentar escamotear a realidade que é nua e crua, porque nós sabemos e sentimos na pele a agonia que é a falta de segurança em nosso Estado do Maranhão”, protestou.

Bira lembrou a crise vivida pelo Governo do Estado e a desvalorização da segurança pública e do corpo policial. O Maranhão é o único Estado do Brasil em que o Secretário de Segurança Pública é o mesmo Secretário de Saúde, duas das pastas mais estratégicas da administração pública.