Futebol: Dumont merecia ser, no mínimo, um Jorge Wilstermann

Alberto Santos Dumont é uma das maiores personalidades brasileiras, como o é também da aviação mundial. Há controvérsias, mas dizem por aí que foi ele o responsável pelo primeiro voo bem sucedido a que se tem conhecimento no planeta. Um verdadeiro mito, eternizado na história do país e do mundo.

Por Bruno Rodrigues, no blog Impedimento

Santos Dumont - Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Mas o “Pai da Aviação” nunca teve uma homenagem digna de sua importância. Por quê? Porque nunca deu nome a um clube de futebol. Há maneira mais nobre de ser condecorado do que emprestar sua graça a uma agremiação do esporte que melhor imita a vida? Não, não há. E ai de quem disser que existe.

Na verdade, houve sim uma equipe chamada Santos Dumont, o Sport Club Santos Dumont, fundado em 1904 na Bahia e que, inclusive, sagrou-se campeão estadual em 1910. Entretanto, mesmo após um título e dois vice-campeonatos (1908 e 1909), o projeto não ganhou continuidade, tanto que encerrou suas atividades em 1913.

Portanto, em razão do pouquíssimo tempo, não podemos considerar esse breve rebuliço no futebol baiano como uma homenagem justa. Para que fosse, o simpático Sport Club teria que, no mínimo, rivalizar atualmente com Vitória e Bahia pela soberania do estado. Assim como Santos Dumont “rivalizou e rivaliza” pela soberania da aviação mundial há mais de 100 anos.

Enquanto isso, em outros países da América do Sul, clubes – alguns quase centenários – prestam sua honrada homenagem aos grandes aviadores de suas nações. Com Jorge Newbery, Jorge Wilstermann e Silvio Pettirossi fez-se, dentro de campo, justiça com suas respectivas histórias.

Um voo ousado e longo que as asas de Santos Dumont, infelizmente, primitivas como o futebol do Brasil na época, não conseguiram alçar.

Jorge Newbery, de Comodoro Rivadavia – ‘Los Aeronautas’ (Argentina):

Quem foi Jorge Newbery: Jorge Newbery é o aviador Hermano mais importante da história, considerado o artífice e fundador da Aeronáutica Militar Argentina. Em 1909, quebrou o recorde sul-americano de duração e distância no ar com o voo do balão Huracán. Balão que, por sinal, deu nome e símbolo ao tradicionalíssimo clube de Buenos Aires, apelidado de Globo (balão em espanhol). Popularmente chamado de Aeroparque, o aeroporto que fica dentro da capital argentina chama-se Jorge Newbery.

O clube: Fundado em 19 de abril de 1924 na cidade de Comodoro Rivadavia, é uma das equipes mais tradicionais da Patagônia Argentina e, atualmente, está filiada à liga local. Curiosamente – tendo em vista a história de vida de Newbery e seus feitos com balões – seu arquirrival histórico é o Huracán de Comodoro Rivadavia. Nas temporadas 2011-2012 e 2012-2013 a equipe participou da Copa Argentina. Na primeira, perdeu justamente para o Huracán e, na segunda, uma espécie de revanche, eliminou o rival. Cairia na rodada seguinte para o Boca de Río Gallegos.

Estádio: Começou a ser construído em 15 de janeiro de 1934. Passou por algumas reformas recentemente, em que foram feitas arquibancadas de alvenaria. Comporta aproximadamente 7 mil pessoas.


Newbery Comodoro


Jorge Newbery, de Aguilares – ‘Los Aviadores’ (Argentina):

O clube: Também Club Atletico Jorge Newbery, só que mais antigo que o Newbery acima: é de 8 de abril de 1917. Os Aviadores são uma instituição esportiva muito popular da cidade de Aguilares, localizada ao sul da província de Tucumán. Atualmente, estão filiados à Liga Tucumana de Futebol, uma liga regional que compreende os pequenos clubes da província. Sua rivalidade é com o Club Deportivo Aguilares.

Estádio: Ciudad de Aguilares, que comporta cerca de 5 mil torcedores com muito esforço.

Jorge Newbery, de Venado Tuerto – ‘Tricolor’ (Argentina):

O clube: Fundado em 11 de julho de 1917 na cidade de Venado Tuerto, província de Santa Fe. Em 2011, se tornou o primeiro clube do sul da província a conseguir o acesso para o Argentino B, a quarta divisão do país, torneio que disputa até hoje. Disputou a edição passada da Copa Argentina, mas caiu na primeira fase para o Sportivo Rivadavia, também de Venado Tuerto. Seu principal rival é o Centenario.

Estádio: Com capacidade para somente 3 mil pessoas, o Estádio Vicente Ferretti é a casa do Jorge Newbery de Venado Tuerto. Acoplado à cancha, há um ginásio poliesportivo.

Jorge Newbery, de Villa Mercedes – ‘Pitojuan’ (Argentina):

O clube: Em 1944, um grupo de militares de Villa Mercedes, na província argentina de San Luis, decidiram que seria uma boa ideia criar um clube para a prática de esportes entre soldados e oficiais. Nascia o Club Atlético Base Aérea, embrião do que seria o Club Atlético Jorge Newbery, mais uma homenagem ao patrono da aviação militar no país. Rival do Colegiales, o Jorge Newbery é considerado o maior time de futebol de Villa Mercedes – tudo é uma questão de perspectiva. A equipe aurinegra desfila sua camiseta parecida com as de Peñarol e Grêmio Bagé no Torneo Argentino B, equivalente à quarta divisão do futebol nacional.

Estádio: O Osvaldo Centioni é o palco onde o Pitojuan manda suas partidas. A cancha comporta aproximadamente 2.500 torcedores. Também conta com um complexo esportivo anexado ao estádio.

Silvio Pettirossi – ‘El Aviador’ (Paraguai):

Quem foi Silvio Pettirossi
: foi um dos mais notáveis aviadores sul-americanos. Nascido em Assunção, ficou marcado por incríveis acrobacias realizadas no ar, o que era raro no início do século 20. Assim como Newbery na Argentina, dá nome ao Aeroporto Internacional da capital de seu país. Morreu em 17 de outubro de 1916, durante um voo que fazia sobre Buenos Aires para checar os reparos que havia feito em seu avião.

O clube: Fundado em 11 de março de 1926, o time do bairro Republicano, de Assunção, tem dois títulos da Segundona paraguaia. O que permitiu que o clube disputasse a elite do futebol no país em duas temporadas: 1970 e 2008. Contudo, não foram capazes de se manter na primeira divisão depois do último acesso (em 2009 já estavam na segunda de novo) e, atualmente, militam na quarta, que é amadora.

Estádio: Benadet Pedrozo. Sua remodelação final data de 2005, e a modestíssima cancha do Aviador comporta aproximadamente 4 mil pessoas. A arquibancada localizada atrás de um dos gols é de alvenaria, enquanto a que corre pela lateral é feita de madeira.

Jorge Wilstermann – ‘Wilster’ (Bolívia):

Quem foi Jorge Wilstermann: piloto de grande prestígio na Bolívia, o primeiro a realizar um voo comercial no país. Faleceu em um acidente aéreo quando voava rumo a Oruro. Tinha apenas 25 anos na data da tragédia. O Aeroporto Internacional de Cochabamba leva seu nome, um tributo prestado pelo então presidente da empresa aérea Lloyd Aéreo Boliviano na época da sua morte.

O clube: Dono de 12 títulos nacionais da primeira divisão, o Club Deportivo Jorge Wilstermann é relativamente novo. Foi fundado na cidade de Cochabamba em 24 de novembro de 1949 por um grupo de trabalhadores da Lloyd Aéreo Boliviano. O nome da equipe é uma homenagem ao homônimo piloto. Jairzinho, o “Furacão de 70”, vestiu a camisa do Wilster já no fim de carreira . Pelo clube, o brasileiro conquistou os Campeonatos Bolivianos de 1980 e 1981.

Estádio: Localizado há pouco mais de 2,5 mil metros acima do nível do mar, o Félix Capriles começou a ser construído na década de 20, mas só conseguiu ser realmente finalizado em… 1997. Tem capacidade para cerca de 30 mil torcedores em partidas de grande importância e pertence ao Governo Departamental de Cochabamba.

Nota da redação:
Em setembro de 1910, o grupo de operários que fundou o paulistano Corinthians pensou em adotar o nome de Santos Dumont para o nome do novo time de futebol. No entanto, na votação realizada pelos membros do novo time em assembleia, o nome do aviador foi preterido.