Copa do Mundo no Brasil: faltam 50 dias para o início

Faltam 50 dias para o início da Copa do Mundo, que ocorrerá entre 12 de junho e 13 de julho em 12 cidades brasileiras. A abertura do torneio ocorrerá na Arena Corinthians, estádio também conhecido como Itaquerão, que ainda está em fase de conclusão.

Nesta terça-feira (22), o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, visitou o Itaquerão e disse acreditar que, apesar do atraso nas obras, o estádio estará pronto para a disputa entre Brasil e Croácia, partida de abertura da Copa de 2014, no dia 12 de junho.

De acordo com o Ministério do Esporte, as obras estão 99% concluídas e o clube de futebol Corinthians, proprietário da arena que terá capacidade para 68 mil torcedores, informou que o estádio será aberto ao público no próximo sábado (26). Cerca de 5 mil crianças poderão visitar o Itaquerão e ajudarão a testar os acessos e os banheiros no setor Leste.

O primeiro jogo de futebol do novo estádio está programado para 1º de maio, dia em que operários da obra jogarão uma partida. São esperados de 10 mil a 15 mil espectadores. No dia 10 de maio, o Corinthians deverá jogar uma partida, com público esperado de 35 mil pessoas.

Já o evento-teste do Comitê Organizador Local (COL) da Copa está marcado para o dia 17 ou 18 de maio. Para esse dia, são esperadas 50 mil pessoas nas arquibancadas do Itaquerão.

Evento-teste na Arena da Baixada

O evento-teste para a Copa do Mundo na Arena da Baixada, em Curitiba, será no dia 14 de maio, com a capacidade máxima para 43 mil pessoas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (22), após visita da comitiva do governo federal, da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) ao estádio. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, cobrou a conclusão de fases essenciais da obra como a colocação dos assentos – 27 mil foram instalados – e cuidados com o gramado.

A confiança na cidade foi reforçada pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que se disse otimista apesar de ter cobrado pelas medidas necessárias para a conclusão da arena. “Todos nós testemunhamos o esforço que está sendo realizado para organizarmos no Brasil uma Copa à altura das expectativas do mundo. Tenho uma visão otimista, mas um otimismo crítico, consciente das nossas dificuldades, mas confiante na capacidade do Atlético Paranaense, do Paraná e de Curitiba”, afirmou Rebelo.

Antes da coletiva de imprensa, Aldo Rebelo, Jérôme Valcke, o CEO do COL, Ricardo Trade, e o membro do Conselho de Administração do COL, o ex-jogador Ronaldo, se reuniram com o governador do Paraná, Beto Richa, com o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e com o presidente do Atlético Paranaense, Mario Celso Petraglia, quando ouviram um relato sobre o andamento das obras. Antes, os visitantes passaram pelas instalações do estádio como arquibancadas, gramado, vestiários e áreas destinadas à imprensa e à circulação dos torcedores.

A parada na capital paranaense foi a segunda da série de visitas que a comitiva do governo federal, Comitê Organizador Local e a Fifa realizam esta semana. Pela manhã, a comitiva esteve em São Paulo. A próxima escala será em Cuiabá, nesta quarta-feira (23).

Fonte: Agência Brasil e Portal da Copa