Senado aprova ordem de nomes na urna eletrônica 

O Senado aprovou nesta quarta-feira (23) o projeto que fixa a ordem dos cargos eletivos que devem aparecer nas urnas eletrônicas. Desta forma, nas eleições nacionais, a ordem seria: Deputado Federal, Deputado Estadual/Distrital, Senador, Governador e Vice-Governador de Estado ou do Distrito Federal, Presidente e Vice-Presidente da República. Nas eleições municipais apareceriam na sequência: Vereador, Prefeito e Vice-Prefeito. 

O autor do projeto, deputado Milton Monti (PR-SP), explicou que desde a implantação da urna eletrônica, o eleitor está acostumado com essa maneira de exibição dos painéis com as fotos dos candidatos. No entanto, nas eleições de 2010, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu alterar a ordem, o que segundo Monti, pode confundir o eleitorado.

Ao analisar a proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) considerou importante que se consolide a maneira de exibição dos candidatos nas urnas eletrônicas, “para que se evitem confusões que podem levar o eleitor a, involuntariamente, anular o seu voto”.

Luiz Henrique argumentou ainda que a forma tradicional agiliza o processo de votação e assim reduz o tempo de espera nas filas. O projeto seguiu para a sanção presidencial.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado